Marcelo Batista Nery

Biografia

Profissional com mais de 15 anos de experiência na coordenação de projetos, no desenvolvimento de pesquisas quali-quantitativas, na análise de dados e na inovação e difusão de conhecimentos. Possui experiência docente em diferentes órgãos e institutos, além de ter organizado e lecionado uma variedade de cursos. Atualmente, é Coordenador de Transferência de Tecnologia e Head do Centro Colaborador da OPAS/OMS (BRA-61) no Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP (CEPID-FAPESP); pesquisador do Programa de Fellowship da ABES, em seu Think Tank “Centro de Inteligência, Políticas Públicas e Inovação”, em parceria com Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP; e pesquisador associado do Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde (LIEVES). Passou por importantes órgãos e institutos de pesquisa, como ISPCV, SEADE, SEMPLA, EMPLASA, COVISA e AGENDA PÚBLICA. Possui doutoramento em Sociologia pela USP, com período sanduíche na University of California, Berkeley. É mestre em Sensoriamento Remoto pelo INPE, sendo o primeiro cientista social a obter esse título pelo Instituto. Possui ampla e variada experiência nas áreas de Geoinformação e Sociologia, com ênfase em sistemas de informação, divulgação científica, análise espacial, políticas públicas, dinâmica criminal e estudos urbanos.

2012 - 2016: Doutorado em Sociologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Crime e violência no cenário paulistano: o movimento e as condicionantes dos homicídios dolosos sob um recorte espaço-temporal
Orientador: Sergio Franca Adorno de Abreu.

2003 - 2006: Mestrado em Sensoriamento Remoto (Conceito CAPES 7).
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Brasil.
Título: Gestão Urbana: Sistemas de Informação Geográfica e o estudo da criminalidade no Município de São Paulo
Orientador: Antônio Miguel Vieira Monteiro.

2002 - 2003: Graduação interrompida em 2003 em Ciências Sociais - Licenciatura.
Ano de interrupção: 2003

1997 - 2001: Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

1995 - 1996: Graduação interrompida em 1996 em Administração de Empresas.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Ano de interrupção: 1996

Links importantes

Lista completa de publicações.