Amanda Evelyn Cavalcanti de Lima

Biografia

É pesquisadora de pós-doutorado do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. Doutora em sociologia no Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - IESP-UERJ (2021) e mestre em sociologia na mesma instituição (2017). Foi bolsista do Programa Institucional de Internacionalização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Super do Ministério da Educação (CAPES Print), tendo realizado período sanduíche na Universidade de Pisa (Itália) entre setembro/2019 e fevereiro/2020 quando foi aluna ouvinte do mestrado em análise, prevenção e combate da criminalidade organizada e corrupção da Universidade de Pisa. É Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília - UnB (2014). É vinculada ao Núcleo de Pesquisas em Direito e Ciências Sociais - DECISO. É professora convidada da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ. Foi assistente editorial da Revista de Estudos Empíricos em Direito - REED. Atuou como assistente de pesquisa no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, e como estagiária em diversos órgãos da administração pública federal. Atua na área de Sociologia do Direito, principalmente nos seguintes temas: justiça de transição, profissões, instituições jurídicas, relações entre direito e política e corrupção.

Formação

2017 - 2021 Doutorado em Sociologia.
Instituto de Estudos Sociais e Políticos, IESP, Brasil.
com período sanduíche em Universitá di Pisa (Orientador: Alberto Vannucci).
Título: Entre parábolas e teoremas: uma sociologia política de Lava Jato e Mani Pulite, Ano de obtenção: 2021.
Orientador: Fernando de Castro Fontainha.

2015 - 2017 Mestrado em Sociologia (Conceito CAPES 5).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Um balanço do comissionismo: A experiência dos juristas na Comissão da Verdade da UnB,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Fernando de Castro Fontainha.
Coorientador: Cristina Buarque de Hollanda.

2010 - 2014 Graduação em Relações Internacionais.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: Justiça de Transição no Cone Sul: impactos na qualidade da democracia e na garantia dos direitos humanos.
Orientador: Ulysses Tavares Teixeira.

2008 - 2009 Ensino Médio (2º grau).
Associação Lecionar Unificada de Brasília, ALUB, Brasil.

Links importantes

Currículo Lattes

Lista completa de publicações.