André Vilela Komatsu

Biografia

Pesquisador de pós-doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e professor do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Psicologia pela USP, com estágio doutoral na Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Psicologia pela USP. Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela USP. Foi professor-pesquisador visitante da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona (2018-2019). Em 2019, foi premiado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC - Education For Justice) no XIX World Congress of Criminology, em Doha, Qatar. Em 2018, participou do Grupo de Estudios Avanzados en Violencia (GEAV-UB), no qual desenvolvemos trabalhos premiados no Encuentro de Jóvenes Investigadores en Criminologia em Barcelona. Em 2018, também realizou estágio na Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Em 2016, foi presidente da seção de Delinquência Juvenil do XVIII World Congress of Criminology, em Nova Delhi, Índia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial (GEPDIP-USP) e da Associação Internacional de Criminologia em Língua Portuguesa (AICLP). Atua como consultor e analista estatístico de empresas e de pesquisas acadêmicas. Desenvolve trabalhos científicos na área da Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e da Psicologia Jurídica e Forense, em especial sobre as seguintes temáticas: prevenção da violência; avaliação de risco; avaliação, prevenção e intervenção em delinquência juvenil; efeitos do uso e abuso de substâncias; fatores que influenciam a legitimação das leis e das autoridades; e promoção da resiliência.

Formação

2019 Pós-Doutorado.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2014 - 2019 Doutorado em Psicologia (Conceito CAPES 5).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Universitat de Barcelona (Orientador: Antonio Andrés Pueyo).
Título: O desenvolvimento do comportamento violento na adolescência,
Orientador: Marina Rezende Bazon.

2012 - 2014 Mestrado em Psicologia (Conceito CAPES 5).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Comportamentos antissociais em adolescentes do sexo masculino: um estudo exploratório na cidade de Ribeirão Preto - SP,
Orientador: Marina Rezende Bazon.

2011 - 2012 Aperfeiçoamento em Avaliação e Intervenção Psicossocial em Programas Sócio-educativos. (Carga Horária: 180h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Fundamentos e Metodologias de Avaliação e Intervenção Psicossocial em Programas Sócio-educativos para Adolescentes em Conflito com a Lei.
Orientador: Marina Rezende Bazon.

2014 interrompida Graduação interrompida em 2017 em Estatística.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ano de interrupção: 2017

2008 - 2012 Graduação em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2011 Graduação em Bacharelado em Psicologia.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Reconhecimento de Fotografias Apresentadas Subliminarmente.
Orientador: Sérgio Sheiji Fukusima.

Links importantes

Currículo Lattes

Lista completa de publicações.