Darlene Ferraz Knoener
Biografia
Doutora e mestre em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp - Campus Araraquara. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (GEPEM) Unesp/Unicamp. Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia. Experiente na área de administração escolar, coordenação pedagógica e docência universitária. Também atua na formação de docentes e equipes gestoras de redes públicas e particulares visando à construção de programas de promoção da convivência ética e prevenção da violência na escola. Desenvolve pesquisas sobre a formação docente e a constituição de políticas públicas na Educação, especialmente sobre as demandas no preparo das unidades educacionais para a promoção da convivência ética e para prevenir ou lidar com as manifestações de violência. Suas investigações abordam também os problemas de convivência (em especial o bullying, o cyberbullying e o assédio moral) que afetam a qualidade da convivência e da formação de estudantes de licenciaturas.
No NEV/USP. é bolsista FAPESP atuante no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), com fomento do programa Proeduca (Fapesp/SEduc).
Formação
2019 - 2023
Doutorado em Educação Escolar.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: A promoção da convivência ética no contexto escolar: Formação continuada e teorias subjetivas de docentes em tempos de escolas sem paredes, Ano de obtenção: 2023.
Orientador: Luciene Regina Paulino Tognetta.
Palavras-chave: Formação docente; Convivência escolar; Violência na escola; Psicologia Moral; Teorias Subjetivas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano / Especialidade: Desenvolvimento Social e da Personalidade.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Desenvolvimento Humano.
2016 - 2019
Mestrado em Educação Escolar.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Quando a convivência pede por cuidado: bullying e assédio moral em ambientes universitários. , Ano de Obtenção: 2019.
Orientador: Luciene Regina Paulino Tognetta.
Coorientador: Maria Suzana de Stefano Menin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Bullying; Formação; Moral; Universidade.
2003 - 2004
Especialização em Psicopedagogia. (Carga Horária: 460h).
UNIÃO DAS ESCOLAS DO GRUPO FAIMI DE EDUCAÇÃO, FAIMI, Brasil.
Título: A vida pré-natal e sua influência no desenvolvimento posterior da criança..
Orientador: Jean Carlos de Souza.
1996 - 1999
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP, Brasil.