Fernanda Lemos
Biografia
Artista-Educadora, Pesquisadora em Arte-Educação e Pedagogia do Teatro. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação pela mesma Universidade, Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos sobre Corpo, Arte e Educação (LABORARTE). Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá e Licenciada em Artes Visuais. Em sua trajetória como arte-educadora, atuou como Professora de Arte na Educação Básica no Ensino Fundamental e Ensino Médio em escolas privadas. Como arte-educadora e educadora social atuou como professora de Teatro em projetos sociais e em centros socioeducativos, e orientadora de medidas socioeducativas em meio aberto. Possui experiências em Projetos sociais voltados para inserção social, cultural, comunitária e orientação de medidas socioeducativas de adolescentes e jovens. Em 2020/2021 atuou como professora colaboradora na Universidade Federal do Tocantins, Câmpus Arraias, Curso Licenciatura em Educação do Campo Habilitação em Artes Visuais e Música.
Em 2022 atuou como professora colaboradora na Universidade Estadual de Maringá no curso de Artes Cênicas Licenciatura e Teatro na área de Pedagogia do Teatro e Extensão Universitária. Em 2017 participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior PDSE/Capes no Departamento de Teoria e História de la Educación na linha de pesquisa Educación, Identidad Y Resiliencia, Infancia y Juventud em Riesgo Social na Universidad de Málaga Espanha.
No NEV, iniciou suas atividades como Pesquisadora de Pós-Doutorado em fevereiro de 2023 pelo programa CEPID/Fapesp, no Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE).
Formação
2015-2019 Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Brasil. Título: Percursos do corpo nos percalços da juventude em liberdade assistida. Ano de obtenção: 2019 Orientador: Rogério Adolfo Moura.
2017-2017 Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior Departamento de Teoria e História de la Educación na linha de pesquisa Educación, Identidad Y Resiliencia, Infancia y Juventud em Riesgo Social na Universidad de Málaga Espanha, Orientador: Cristóbal Ruiz Roman.
2012-2014 Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Brasil. Título: O trabalho do arte-educador de Teatro na Fundação Casa, Ano de obtenção:2014 Orientador: Rogério Adolfo Moura.
2006-2009 Bacharelado em Artes Cênicas, Centro Universitário Barão de Mauá, Brasil. Título: As crianças e os Severinos o Teatro como recurso de didático na infância e na adolescência. Ano de obtenção:2009 Orientador: Robson Carlos Haderchpek.