1º Seminário Internacional sobre a Tortura

Local: Cidade Universitária – USP Campus Butantã

Data: 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2008

Público-alvo: pesquisadores e acadêmicos nacionais e internacionais

Objetivos: i) promover um debate esclarecido sobre a tortura e o impacto que a diminuição das restrições contra a mesma possam ter sobre a democracia; ii) promover trocas entre instituições acadêmicas / pesquisadores nacionais e internacionais; iii) encorajar as redes de contato das instituições acadêmicas Brasileiras a fim de informar mais prontamente o debate público sobre estes assuntos.

Apresentação e justificativa: Na atual democracia brasileira, a tortura não apenas persiste, mas coexiste juntamente com inúmeras outras violações aos direitos humanos. A possibilidade da democracia se consolidar diante de tantas violações tem sido o foco do programa de pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e, neste contexto, a recente discussão sobre a tortura parece ter primordial importância para as discussões a respeito do futuro da democracia e dos direitos da pessoa humana. Ainda mais, quando se considera que a condenação, quase universal do uso da tortura passou, após os atentados de 11 de setembro, a ser questionada e o que parecia ter sido apagado do discurso público, resultado de todos os acordos, convenções e tratados assumidos pelas principais democracias durante os últimos séculos, passou, de algum modo, a suscitar dúvidas a respeito de sua aplicação universal.

Financiamento/Apoio: CNPq, Fapesp, FAU/USP, IEA.

Coordenação: NEV/USP

Local: Cidade Universitária – USP Campus Butantã

Data: 25, 26 e 27 de Fevereiro de 2008

Público-alvo: pesquisadores e acadêmicos nacionais e internacionais

Financiamento/Apoio: CNPq, Fapesp, FAU/USP, IEA.

Coordenação: NEV/USP

Data: 25/02 a 27/02/2008