Ações para a cidadania – Jornalismo Policial

A cobertura policial e a função social e política de jornalistas:  Realizado em parceria com o SESC, o curso tem por objetivo debater as mudanças na cobertura policial e a função social e política de jornalistas e comunicadores; as contradições na imprensa entre dados e análises criminais e entre acesso a informação e garantias constitucionais individuais.

Data: 09/10 a 18/10/2017

Local:

Programação

09/10-De Mineirinho ao PCC
Com Marcelo Beraba, jornalista (UFRJ). Foi ombudsman e diretor da sucursal carioca da Folha de S. Paulo e presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo-ABRAJI. Atualmente trabalha no jornal O Estado de S. Paulo.

11/10-O crime organizado na mídia impressa nacional
Com Sérgio Adorno, doutor em Sociologia (USP) e professor titular (FFLCH/USP). Foi presidente da ANDHEP, coordenador científico do NEV-CEPID/USP e diretor da FFLCH. É fundador e coordenador científico do NEV-USP.

16/10-Jornalismo, violência e segurança pública
Com Bruno Paes Manso, doutor em Ciência Política (USP). Atualmente é pesquisador-pleno do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade (ECA-USP/IEA-USP) e realiza pesquisa de Pós-Doutorado no NEV-USP.

18/10-Jornalismo policial e julgamentos de homicídio por Tribunais do Júri: o caso Gil Rugai
Com Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, cientista social, antropóloga e advogada (USP). Atualmente é professora doutora do Departamento de Antropologia (USP), coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito (NADIR-USP).

Mediação: Marcelo Batista Nery, sociólogo (USP) e tecnólogo (INPE), com doutorado sanduíche em UC Berkeley, EUA. Atualmente desenvolve pesquisas no NEV-USP.