Seminário Internacional sobre o Crime Organizado e Democracia

Local: NEV-USP, São Paulo

Data: 26, 27 e 28 de Novembro de 2007

Público-alvo: pesquisadores e acadêmicos da área.

Objetivos: Contribuir tanto para ampliar e aprofundar o debate público sobre o tema como também para quebrar o ciclo vicioso de se tentar combater o crescimento da violência criminal apenas pela via do endurecimento penal e/ou pelo maior consentimento do uso arbitrário da força pelas instituições policiais.

Apresentação e justificativa: Nos últimos anos, o estado de São Paulo testemunhou o crescimento do crime organizado, que teve seu ápice em maio de 2006, quando uma organização criminosa comandou, de dentro dos presídios paulistas, uma série de ataques contra instituições policiais, transportes públicos e bancos. Além das perdas econômicas, estes ataques, que duraram aproximadamente 4 meses, resultaram em inúmeras vítimas e contribuíram para o crescimento do medo entre a população.
Na perspectiva das três universidades ações de prevenção que evitem eventos que criam tamanho medo público voltem a se repetir não apenas são necessários, como também exigem análises próprias. A este respeito, observa-se que, se por um lado, nas últimas três décadas muitas pesquisas sobre violência, crime e sistema de justiça criminal foram feitas no Brasil, por outro, o crime organizado tem sido pouco estudado. Neste ponto, há de se considerar que entre os principais obstáculos para a ampliação de trabalhos sobre o tema não estavam questões metodológicas, mas sim o pouco acesso e a confiabilidade em relação aos dados oficiais e a falta de garantia para a segurança do próprio pesquisador.

Financiamento/Apoio: USP, UNESP, UNICAMP.

Coordenação: NEV/USP

Data: 26/11 a 28/11/2007

Local: