NEV e Lassos/UFBA promovem debate no dia 2 de setembro com autor do livro “Não existe almoço grátis” sobre roubo de cargas e impactos relacionados

02/08/2022

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Laboratório de Estudos Sobre Crime e Sociedade (LASSOS), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais de Universidade Federal da Bahia (UFBA) promovem, no dia 2 de setembro, às 14h, o debate online sobre o livro “Não existe almoço grátis”, de autoria de Leonardo José Ostronoff, pesquisador associado ao NEV e vinculado à Universidade Federal do ABC (UFABC). Na ocasião, o autor apresentará sua obra, que traz resultados das pesquisas desenvolvidas em programa de pós-doutorado, tratando de questões como roubo de cargas, vigilância e controle em supermercados, segurança privada e uma série de encadeamentos, relações e impactos entre esses fenômenos.

Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV, estará presente e fará o papel de debatedor, apresentando novos questionamentos ao pesquisador, sob a mediação de Luiz Cláudio Lourenço, do Programa de Pós-Graduação da UFBA.

A transmissão do evento será feita simultaneamente por dois canais no Youtube: o canal do NEV (http://youtube.com/nevuspvideos) e o canal do Lassos (basta buscar pelo nome).

O evento é aberto e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Haverá emissão de certificados para participantes da atividade ao vivo – as instruções serão passadas no início da transmissão.

Sobre os participantes

Marcos César Alvarez

Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-USP). Professor Livre Docente no Departamento de Sociologia da USP, e desenvolve atividades de ensino, de pesquisa e de extensão relacionadas aos domínios da Sociologia da punição e do controle social, bem como no âmbito da teoria social, das metodologias de pesquisa e do pensamento social no Brasil.

Luiz Cláudio Lourenço

Professor associado na Universidade Federal da Bahia – UFBA atuando no Departamento de Sociologia. Também faz parte do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFBA. Na pesquisa é um dos coordenadores do Laboratório de Estudos sobre Crime e Sociedade – LASSOS (UFBA).

Leonardo Ostronoff

Sociólogo, possui graduação em Ciências Sociais (2003), Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Realizou doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra de janeiro a agosto de 2014. Possui pós-doutorado pelo Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, realizado com financiamento da FAPESP por 3 anos. Pesquisador da Universidade Federal do ABC e associado ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). Foi professor adjunto da Escola Dieese de Ciências do Trabalho e da Pós-Graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Possui experiência com políticas públicas, sendo que em março de 2009 foi nomeado como Assistente Técnico II, no Gabinete da Prefeitura de Fortaleza. Principais áreas de interesse são: Violência, Segurança, Trabalho e Ação Coletiva, Desigualdades.

Debate online aberto e gratuito

Tema: Livro “Não existe almoço grátis”

Participantes: Leonardo Ostronoff (expositor), Marcos José Alvarez (debatedor) e Luiz Cláudio Lourenço (mediador)

Data: 2 de setembro de 2022, sexta-feira

Horário: 14h

Transmissão: (http://youtube.com/nevuspvideos) e o canal do Lassos/UFBA no Youtube.