Seminário “Pesquisa em Prisão” recebe resumos para grupos de trabalho até segunda, dia 7

01/11/2022

Acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo e com modalidade de participação online, o VI Seminário Internacional “Pesquisa em Prisão: Carandiru 30 anos depois”, realizado pela Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), pelo Laboratório Social e pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), contando com uma programação que integra grandes mesas de debate com a realização de grupos de trabalho. O Seminário pretende reunir, para essas atividades, pesquisadores/as, operadores do sistema prisional, sobreviventes do cárcere (egressos e familiares) e militantes pela solução dos problemas observados no sistema.

A primeira fase de preparação do evento já está em curso: pessoas interessadas podem enviar seus resumos de trabalho para os GTs, divididos em 17 temas relacionados ao sistema prisional, seus impactos, sua compreensão e soluções para seus impasses. Diversos grupos são coordenados por pesquisadores do NEV.

Qualquer pessoa pode enviar, até o dia 7 de novembro, segunda-feira, o resumo descritivo de uma pesquisa ou trabalho que esteja desenvolvendo em relação ao sistema prisional. Para enviar o trabalho, é necessário clicar na opção de “inscrição” do sistema e completar o cadastro. Ao final do cadastro, aparecerão
– as informações para envio do trabalho;
– o boleto de pagamento da taxa de inscrição.

Não há necessidade de pagar a taxa de inscrição imediatamente, o boleto é gerado com vencimento para 23 de novembro e só precisa ser quitado por aqueles que confirmarem sua participação no evento. Há inclusive valores diferenciados para taxa de inscrição para incentivar que militantes e sobreviventes participem e, caso haja qualquer dificuldade com relação a isso, é possível entrar em contato com a organização do evento para dialogar sobre isenção ou outras soluções.

Os trabalhos serão avaliados e os autores receberão um retorno sobre a aprovação pelo Grupo de Trabalho indicado e orientações mais específicas. No site do evento também está disponível um documento completo com as regras e orientações de formato para envio dos resumos.

Sobre o evento

A página oficial do evento é a do site da Andhep, com links para a programação principal, para os GTs e para o sistema de inscrição / envio de trabalhos, sediado no domínio da Síntese Eventos.

A primeira edição deste Seminário foi realizada em 2015, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e a segunda ocorreu em 2016 no Rio de Janeiro, na Universidade Católica de Petrópolis. A terceira edição ocorreu em 2017 em Recife, na UFPE, como uma forma de expansão e difusão do pensamento crítico sobre Direitos Humanos e Criminologia no Brasil para região Nordeste. Dando continuidade nessa circulação do conhecimento produzido sobre a temática, a quarta edição do Seminário foi realizada na Universidade Federal da Grande Dourados, mantendo a finalidade de suprir uma lacuna no âmbito das ciências sociais e sociais aplicadas no Brasil. No ano de 2019, o V Seminário Internacional de Pesquisa em Prisão aconteceu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, em São Paulo.

Carandiru, 30 anos depois

Para 2022, o fio condutor da preparação do Seminário é a marca de 30 anos do Massacre do Carandiru, violento episódio em que o batalhão de choque entrou no Complexo do Carandiru, em São Paulo, na tarde de 2 de outubro de 1992, usando armas de fogo contra os homens presos, resultando em cento e onze vítimas fatais e outras vítimas de lesões e traumas até hoje sem contabilização precisa.

Às vésperas do aniversário do evento, o NEV lançou o Podcast “As Prisões e as Décadas: Carandiru 30 anos depois”, para reunir Memórias e Reflexões sobre o Massacre de 1992, contando com participantes do Seminário “Pesquisa em Prisões” e diversas pessoas empenhadas em manter vivas a história e o significado desse acontecimento brutal.

No Episódio de abertura, Valdênia Paulino, Maíra Rocha Machado, Marina Dias, Marcos César Alvarez e Guilherme de Almeida começam a falar sobre as memórias e as versões do Massacre do Carandiru e sobre a agenda de atividades previstas em 2022, quando se marcam os 30 anos desse acontecimento brutal. As entrevistas são conduzidas por Gorete Marques, Gustavo Higa e Isabela Cunha. O podcast está disponível nas principais plataformas de podcast, no canal do NEV no Youtube e no site do Núcleo.