Nota de pesar pelo falecimento da Professora Maria Stela Grossi Porto

10/01/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-CEPID/USP) lamenta o falecimento, em 08/01/2023, da professora e pesquisadora Maria Stela Grossi Porto, docente do Departamento de Sociologia e emérita da Universidade de Brasília (UnB), Graduada em Ciências Sociais (UnB, 1976), Mestre (1979) e Doutora (1986) pela Universidade de Montréal (Canadá).

Embora tenha se dedicado a outros campos de pesquisa, foi no domínio da Sociologia da Violência que se tornou reconhecida no Brasil e no exterior. Sua obra é referência nos estudos sobre representações sociais da violência e das organizações policiais. Formou inúmeros pesquisadores que hoje pertencem tanto aos quadros docentes da UnB quanto de várias outras universidades brasileiras. Participou com regularidade da construção institucional das agências de fomento à pesquisa e de promoção e difusão do conhecimento sociológico, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Foi a primeira mulher eleita para a Presidência da SBS, cuja gestão contribuiu para aperfeiçoar padrões de conduta acadêmica e de qualidade da produção científica na comunidade de sociólogos. Em particular, foi parceira do NEV/USP junto ao Instituto Nacional de Pesquisa e Tecnologia Violência, Democracia e Segurança Cidadã (INCT, programa com fomento do CNPq e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP), entre outras iniciativas.

O NEV-CEPID/USP, por meio de seus pesquisadores e corpo administrativo manifesta suas condolências aos familiares, aos colegas de Departamento e Universidade, a seus amigos e todos e todas que admiravam sua inteligência, dedicação, compromisso com o bem comum e com a justiça, a par de sua inquestionável amabilidade no relacionamento interpessoal.

Acesse a página dedicada à Professora Maria Stela Grossi Porto no portal da SBS: https://sbsociologia.com.br/project/maria-stela-grossi-porto/

(Imagem: arquivo)