Agenda NEV | NEV realiza em 1º de fevereiro o workshop presencial “Conceitualizando punição: prisões, famílias e comunidades”

13/01/2023

Na tarde de 1º de fevereiro de 2023, quarta-feira, a partir das 14h, o NEV/USP promove o Workshop “Conceitualizando punição: prisões, famílias e comunidades” contando com a participação de pesquisadores que trabalham com a questão prisional no Brasil e na Inglaterra: Daniel McCarthy and Maria Adams (University of Surrey-Inglaterra); Rafael Godoi (Universidade Estadual do Maranhão); Camila Nunes Dias (Universidade Federal do ABC); Fernanda Emy Matsuda (Universidade Federal de São Paulo); Giane Silvestre (NEV/USP); Maria Gorete de Jesus (NEV/USP); e Thais Duarte (CRISP/UFMG). A mediação será feita por Bruna Gisi, professora do Departamento de Sociologia e Vice-Coordenadora do NEV/USP.

Esta é a segunda atividade do projeto Punishment, Families and Communities in the context of England and Brazil, aprovado no edital 2022 do University Global Partnership Network (UGPN), que o Núcleo está desenvolvendo com pesquisadores da Universidade de Surrey. O objetivo do Workshop é explorar discussões teóricas e empíricas sobre punição e encarceramento, considerando seus efeitos para famílias e comunidades.

Pelo NEV/USP, a pesquisa e este evento contam com a organização de Marcos César Alvarez, Coordenador do Núcleo, e os Pesquisadores Bruna Gisi, Sergio Grossi, Gustavo Higa, Roberta Novello e Maiara Corrêa.

O evento, que tem previsão de duração de 4h30, será bilíngue, com tradução simultânea para os presentes, e será realizado no Auditório 14 do prédio de Ciências Sociais e Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Endereço: Avenida Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Haverá emissão de certificados. Não há necessidade de inscrição prévia.

Saiba mais sobre o primeiro evento, que segue disponível no Youtube do NEV.