Grupos de trabalho da ANPOCS coordenados pelo NEV recebem propostas de trabalho até 14 de junho

17/05/2023

Atualização: Data prorrogada até dia 14/06/2023.

O 47° encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), que acontece em outubro, terá três grupos coordenados pelo NEV/USP. Os Grupos de Trabalho (GTs) e Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs) receberão resumos até o dia 14 de junho.

Marcos César Alvarez, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), estará à frente do Grupo de Trabalho (GT) 58 – “Violência, controle do crime e punição: abordagens teóricas e empíricas”, ao lado de Juliana Tonche (UNIVASF).

Além disso, as pós-doutorandas do Núcleo Amanda Evelyn e Natasha Bachini tiveram suas propostas de Simpósios de Pesquisas Pós-Graduadas (SPGs) também aprovados, respectivamente: “SPG06. Atores e instituições judiciais” e “SPG29. Midiatização, plataformização e discurso político”.

O evento acontecerá entre 18 e 20 de outubro de outubro de modo virtual e entre 25 e 27 de outubro de modo presencial no campus da UNICAMP, Campinas – SP. Para mais informações acesse o link: https://www.encontro2023.anpocs.com/informativo/view?TIPO=8&ID_INFORMATIVO=68

 

Descrição – GT 58 (Violência, controle do crime e punição: abordagens teóricas e empíricas)

Este GT tem por objetivo reunir reflexões teóricas e pesquisas empíricas dos campos das Ciências Sociais sobre os fenômenos da violência, do controle do crime e da punição. Esses temas, que têm mobilizado historicamente o debate público brasileiro, ganham novos contornos diante dos desafios contemporâneos ligados ao crescimento nas taxas de encarceramento, às novas dinâmicas criminais e à força dos discursos contrários aos Direitos Humanos. Transformações recentes na cultura do controle e nas relações entre violência e Democracia demandam o aprofundamento das reflexões desenvolvidas pela tradição de estudos brasileiros sobre punição e violência. Assim, este GT busca promover o diálogo entre pesquisadores que desenvolvam trabalhos inovadores na área, seja do ponto de vista teórico, metodológico ou empírico. Estudos sobre os modos de atualização dos dispositivos historicamente abordados no campo, bem como aqueles que tratam das dimensões raciais e de gênero são de especial interesse. Incentiva-se ainda o envio de propostas sobre alternativas ao recrudescimento da violência e punição, e sobre a relação entre políticas penais e o funcionamento prático das instituições de controle.

Coordenação: Juliana Tonche (UNIVASF), Marcos César Alvarez (USP)

 

Descrição – SPG 06 (Atores e instituições judiciais)

Paralelamente ao protagonismo assumido pelos atores judiciais na cena política brasileira desde a Constituição de 1988, consolidou-se, em uma série de encontros científicos e em um amplo e diverso conjunto de agendas de pesquisa, um campo de estudos voltado, especificamente, à reflexão sobre sua atuação. Diante da decisiva influência daqueles atores na crise política e social que atravessamos e a fim de expandir os espaços de interlocução deste campo de estudos, o Simpósio pretende discutir resultados de pesquisas de mestrado e doutorado em ciências sociais dedicadas à investigação dos usos políticos e dos sentidos sociais das instituições judiciais, seja no Brasil, seja em outros países. De modo não exaustivo, os seguintes temas são de especial interesse do Simpósio: a mobilização do direito por diferentes grupos de interesse; a produção social do pensamento e das práticas jurídicas; as ideologias e trajetórias profissionais dos juristas; o comportamento judicial; o papel desempenhado pelas instituições judiciais na cena política; o impacto das instituições judiciais na resolução de conflitos; e os sentidos concretos assumidos pelo direito em sua aplicação.

Coordenação: Rodrigo Martins (UFPE), Amanda Evelyn (NEV/USP)

 

Descrição – SPG 29 (Midiatização, plataformização e discurso político)

Este Simpósio de Pesquisa Graduada (SPG) objetiva promover o debate sobre os processos de midiatização e plataformização e seus efeitos sociopolíticos, com especial interesse sobre as reconfigurações que estabelecem no âmbito do discursivo. Dando continuidade aos debates realizados em sua primeira edição, em 2022, estimulamos a proposição tanto de artigos teóricos quanto empíricos que ajudem a compreender fenômenos sociológicos atravessados por essas variáveis. Além de artigos que se dediquem a questões que se consolidam cada vez mais como agendas de pesquisa, como a ação conectiva, as e-campanhas e as desinformações, esperamos também proposições que contemplem outras camadas desse fenômeno, como as políticas das APIs, a inteligência artificial e a ecologia informacional que tais mídias compõem. Com relação às metodologias, é incentivada a submissão de artigos que busquem inovar na triangulação de técnicas de pesquisa e que acompanhem as tendências do campo, como: a conformação de bancos de dados para análises longitudinais e comparadas; análises a partir de eventos conjunturais, como os atos antidemocráticos no Brasil; e a coleta e análise automatizada de vídeos.

Coordenação: Natasha Bachini (USP), Victor Rabello Piaia (FGV ECMI)