Relato de evento (IEA): Seminários na USP apresentam potenciais da Ciência de Dados em Gestão Urbana

26/05/2023

O NEV/USP foi parte integrante do “Seminário Urbansus: Ciência de Dados e Geoinformação em Modelos de Análise e Gestão Urbanas”, realizado no Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) em 29 setembro de 2022.

Marcelo Batista Nery, coordenador de transferência tecnológica do Núcleo, foi um um dos organizadores do evento.

Confira a seguir os destaques de dois artigos publicados pelo pesquisador no site do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP):

 

Ciência de dados e tecnologias colaborativas: desafios e possibilidades

Para ler a matéria completa acesse o link: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais/ciencia-de-dados-e-tecnologias-colaborativas

 

No Seminário Urbansus realizado na USP, foram abordados os diversos potenciais da Ciência de Dados, com ênfase na desmistificação de mitos sobre Big Data e na necessidade de garantir segurança e ética nas pesquisas e na gestão de dados. O evento contou com a participação de pesquisadores da USP, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), do Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria (CeMEAI) e do Programa do Instituto Fogo Cruzado.

O professor doutor Sérgio Adorno, coordenador do NEV, iniciou o evento e destacou que a sociologia urbana sempre buscou inovações metodológicas para aprimorar as análises das relações sociais, conflitos urbanos e respostas institucionais. Ele enfatizou que a combinação da ciência de dados com as ciências sociais é um desenvolvimento qualitativamente mais complexo, permitindo uma compreensão mais precisa da vida urbana e de seus acontecimentos específicos. O uso de novas metodologias tolerantes em ciência de dados tem beneficiado a sociologia ao fornecer uma compreensão mais detalhada e singular do tecido social complexo das cidades.

No seminário, a Dra. Maria Isabel apresentou o trabalho do Instituto Fogo Cruzado, que mapeia tiroteios e disparos de armas de fogo em várias cidades brasileiras. A plataforma Fogo Cruzado busca fornecer informações precisas sobre violência armada, tornando os dados acessíveis ao público e contribuindo para uma maior transparência na segurança pública.

O professor Luis Gustavo Nonato apresentou as ferramentas CrimAnalyzer, Mirante e CriPAV, desenvolvidas em colaboração com o NEV. Essas ferramentas permitem analisar a dinâmica do crime em diferentes regiões e ao longo do tempo, identificando padrões e áreas de maior incidência. Ele ressaltou a importância de considerar variáveis externas, como infraestrutura urbana e mobilidade, para uma compreensão mais profunda do fenômeno da criminalidade.

Ambos os palestrantes destacaram a falta de confiabilidade e qualidade dos dados públicos sobre segurança pública, enfatizando a necessidade de investimentos em tecnologia e treinamento para melhorar a coleta e verificação das informações. A credibilidade dos dados é fundamental para embasar políticas de segurança eficazes e reduzir os índices de violência.

Em resumo, o seminário na USP abordou os potenciais da Ciência de Dados, ressaltou a importância da transparência e ética na gestão de dados, apresentou o trabalho do Instituto Fogo Cruzado no mapeamento da violência armada e discutiu as ferramentas desenvolvidas para analisar a dinâmica do crime. Também foi ressaltada a necessidade de melhorar a confiabilidade e qualidade dos dados públicos sobre segurança pública.

 

Gestão Urbana pode se beneficiar com o espantoso volume de dados?

Para ler a matéria completa acesse o link: http://www.iea.usp.br/pesquisa/projetos-institucionais/usp-cidades-globais/artigos-digitais/gestao-urbana-pode-se-beneficiar-com-o-espantoso-volume-de-dados

 

No Seminário Urbansus realizado na USP, especialistas em Ciência de Dados discutem os potenciais e desafios dessa área, alertando para a mistificação do Big Data e a importância da segurança e ética na pesquisa e gestão. Os palestrantes destacaram que o volume de dados pode ser útil para planejar sistemas urbanos, mas também levanta questões éticas e tecnológicas.

O professor Virgílio Almeida enfatizou a necessidade de regulação e responsabilidade no uso da inteligência artificial (IA), enfatizando que os algoritmos não são vilões, mas devem ser usados ​​com cuidado para evitar a exclusão. Ele destacou a importância de cidades “humanamente inteligentes” e aprimoramento na governança dos dados.

Gilberto Câmara, do INPE, mencionou os testes científicos e tecnológicos dos dados terrestres, ressaltando a necessidade de integração e interpretação adequada. Ele alertou para a heterogeneidade dos dados e a importância de evitar generalizações e vieses.

A plataforma “Inteli.gente”, desenvolvida pelo Instituto de Matemática e Ciências da Computação da USP, foi apresentada pela Dra. Luísa Paseto. Essa plataforma auxilia os gestores na avaliação do quão inteligente e sustentável é uma cidade, identificando prioridades e problemas a partir de indicadores-chave de desempenho.

No geral, os especialistas enfatizaram a importância de políticas públicas, governança dos dados e capacitação da população para lidar com os desafios da Ciência de Dados e garantir o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis.