NEV na mídia | Monitor da Violência – G1: Cidade de SP tem um registro de celular roubado ou furtado a cada 3 minutos

27/03/2023

O pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP) Marcelo B. Nery comentou notícia do projeto Monitor da Violência, complementando reportagem do programa da TV Globo “Fantástico”, veiculada no último domingo, 26 de março com o título “Flagrantes de roubos de celulares nas ruas de São Paulo”. A reportagem, que tem quase 15min, menciona, por volta de 9min30, o levantamento completo publicado no site, indicando acesso por QR Code para o link da matéria: https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/2023/03/26/cidade-de-sp-tem-um-registro-de-celular-roubado-ou-furtado-a-cada-3-minutos.ghtml 

De acordo com Nery, “o aumento está ligado à crise econômica, que diminuiu o acesso à renda e ao trabalho”. Ele ainda destaca que outra parte importante no combate contra esse tipo de ocorrência é na receptação dos aparelhos. Para Marcelo, “o objeto tem um valor em si, mas não podemos esquecer que, hoje, existe tecnologia de desbloqueio de celular que torna as pessoas vulneráveis a empréstimos e transferências de valores”.

O Monitor da Violência é um projeto resultante de uma parceria entre o NEV/USP, o Portal G1 e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

(Reprodução Globo – Fantástico)

 

(Reprodução G1 – Monitor da Violência)