NEV na mídia | Jornal da USP: Política de combate às drogas ainda é incipiente para o tamanho do problema no País

29/03/2023

A pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), Maria Gorete Marques de Jesus, comentou no dia 28 de março, no programa “Jornal da USP no Ar”, ao vivo na Rádio USP, uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que aponta como resultados “a criminalização da pobreza, investigação no combate às drogas e um volume muito alto de prisões provisórias”.

Sobre esse tema, o NEV/USP produziu, em 2011, um estudo já com resultados similares aos da pesquisa comentada. A pesquisa do NEV é o documento “Prisão provisória e lei de drogas: Um estudo sobre os flagrantes de tráfico de drogas na cidade de São Paulo” realizado pela entrevistada em coautoria com Amanda Hildebrand, Thiago Thadeu da Rocha e Pedro Lagatta.

Gorete aponta que “a maior parte das pessoas presas por tráfico de drogas são jovens de 18 a 24 anos e a maior parte são negras, pessoas que são assistidas pela Defensoria Pública, o que indica que são pessoas hipossuficientes, que não têm recursos”.

“A gente tem uma política extremamente ostensiva, focada na atuação da Polícia Militar, e muito pouco investigativa”, complementa Gorete Marques – Foto: Agência Brasil

Para ler a matéria completa, acesse o link: https://jornal.usp.br/radio-usp/politica-de-combate-as-drogas-ainda-e-incipiente-para-o-tamanho-do-problema-no-pais/