Pesquisadora do NEV participa do 1° Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar

31/05/2023

Veridiana Campos, pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), foi uma das convidadas para a modalidade presencial do “Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar”. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) nos dias 30 e 31 de maio, em Brasília, tem como objetivo destacar e conhecer iniciativas bem-sucedidas no enfrentamento da violência nas escolas, além de debater políticas públicas integradas para a proteção do ambiente escolar.

A participação da pesquisadora Veridiana Campos aconteceu no painel 8 do evento, na quarta-feira (31) com o tema “O fenômeno da violência escolar: estratégias de proteção e convivência escolar”, das 14h10 às 15h10. Esse painel aborda questões relacionadas à violência nas escolas e discuti estratégias eficazes para promover um ambiente seguro e propício ao convívio harmonioso. Outros participantes do Painel serão: Gabriel Medina, da Universidade Federal do ABC (UFABC), Sabrina Santos, da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNAS) com moderação de Bruna Brelaz, estudante e ativista do movimento estudantil brasileiro, atual presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE).

(Foto: Print da transmissão realizada hoje, dia 31 de maio, durante apresentação da pesquisadora Veridiana Campos)

Após os recentes atentados ocorridos em escola, a pesquisadora do NEV/USP já realizou diversas intervenções a respeito da temática. Sua atuação no Núcleo tem como frente o Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), o qual atua com escolas, profissionais da educação e alunos no ensino de práticas e atividades voltadas aos direitos humanos e de formação.

O seminário faz parte das ações promovidas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), criado por meio do Decreto nº 11.469/2023 com o objetivo desenvolver estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, e sua coordenação está a cargo do Ministro de Estado da Educação. O Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar será transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=TOKzfMFwVKc

Em pé, ao centro da foto, está Camilo Santana (Ministro da Educação) discursando no  1º Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar.

Fotos: Veridiana Campos

Leia mais sobre o tema

Com os últimos atos de violência nas escolas o discurso de vigilância e protecionismo desses espaços tomou conta do debate público. O uso de recursos tecnológicos para mitigar futuros ataques trouxe à tona a utilização do reconhecimento facial e outras tecnologias de monitoramento para escolas e salas de aula ao redor do País.

O NEV/USP lançou, 12 de maio, uma revisão bibliográfica de suas produções relacionadas com a violência nas escolas ao longo das décadas de existência do Núcleo.