Adolescência sem Grades: evento discute justiça juvenil no Peru

23/03/2020

O Pesquisador André Vilela Komatsu no Programa Niñes sin Rejas (Fotos Cometa Peru)

O programa Niñes Sin Rejas (Adolescência sem Grades em tradução livre) discutiu entre os dias 9 e 10 de março a justiça juvenil no Peru. A convite da ONG Cometa Peru, o pesquisador de pós-doutorado do NEV, André Vilela Komatsu, apresentou o tema “La explicación del comportamiento desviado desde la criminología del desarrollo” (A explicação do comportamento desviante a partir da criminologia desenvolvimental, em tradução livre).

“A Criminologia Desenvolvimental (Developmental Criminology) se dedica a estudar o fenômeno criminal no nível do indivíduo, ou seja, em seu nível mais micro, buscando estudar as diferenças individuais e identificar eventos, condições de vida e aspectos desenvolvimentais relacionados às diferentes trajetórias de vida” explica Komatsu.

Veja mais sobre Criminologia Desenvolvimental
Adolescentes em conflito com a lei: justiça juvenil pela perspectiva da criminologia desenvolvimental

No dia 11, Komatsu participou do seminário internacional organizado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos do Peru, com a presença do atual vice-ministro Alex Rueda Borrero, além de policiais, trabalhadores sociais, psicólogos, advogados, orientadores de medida, coordenadores de centros juvenis, juízes e outros profissionais ligados ao Sistema de Justiça Juvenil peruano.

Neste dia ele falou sobre a socialização legal e a justiça procedimental no papel socializador dos jovens, em especial na formação de atitudes e condutas de respeito e de colaboração e apresentou os resultados do São Paulo Legal Socialization Study, investigação desenvolvida pelo Núcleo de Estudos da Violência.

André Vilela Komatsu no seminário Internacional organizado pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos do Peru (Foto: Cometa Peru)

Veja resultados da Equipe de Socialização Legal

Legal socialisation in Brazil: examining the generalisability of the procedural justice model

Parental legitimacy, procedural justice, and compliance with parental rules among brazilian preadolescents

Socialização legal e perfis de pré-adolescentes em São Paulo: uma análise de correspondência

Socialização legal de crianças e adolescentes: revisão da literatura e desafios de pesquisa

Para fechar, Komatsu também realizou uma apresentação sobre avaliação psicossocial de adolescentes no Centro de Justiça Juvenil de Meio Fechado para a equipe psicossocial e de segurança do centro e uma oficina teórica e prática sobre prevenção da violência em jovens no qual participaram juiz, coordenadores de programas de meio aberto e de meio fechado e orientadores de medida.