Pesquisa coordenada pela Profª Ana Lúcia Pastore é apresentada no NEV

08/04/2016

Os resultados parciais da pesquisa “Memórias de Guardas Universitários(as) da USP”, coordenada pela Professora e Chefe do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, foram apresentados e debatidos no Núcleo de Estudos da Violência no dia 6 de abril de 2016. O projeto integra a pesquisa “Sujeitos, discursos e instituições”, uma parceria entre o Núcleo de Antropologia do Direito da USP (NADIR) e o NEV, financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa no âmbito dos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAPs).

“Há uma densidade de camadas envolvidas na questão da segurança na USP”, explica Ana Lúcia, e “praticamentente não há sistematização de dados referentes à história e às memórias da Guarda Universitária (GU), criada em 1984”. A pesquisa não é aplicada, ou seja, não tem uma finalidade específica. Seu objetivo foi mapear perfis, atividades, expectativas, lembranças e opiniões de Guardas Universitários(as) da USP, especialmente com 15 ou mais anos de trabalho, como guardas, nos campi da Capital.

A pesquisa já tem como resultado a reunião, pela primeira vez, de uma “Memória da Guarda”, registrada em entrevistas, fotografias, jornais, relatórios e outros documentos, os quais podem ser consultados na Biblioteca do NEV. Outro objetivo do trabalho é contribuir com o incremento da escassa bibliografia hoje existente sobre “segurança em universidades brasileiras”. Acidentes, roubos, mortes, estupros no ambiente acadêmico são muito noticiados, mas há poucas reflexões acadêmicas sobre como as universidades respondem institucionalmente a esses eventos.

Foram pesquisados sites de algumas universidades estrangeiras e, por exemplo, especialmente nas da América do Norte, Europa e Austrália, verificou-se a centralidade de ações relativas à violência de gênero, à profissionalização dos agentes, ao uso intenso de tecnologia, à transparência dos dados e a iniciativas de Policiamento Comunitário. Na América Latina, os problemas são mais similares aos de universidades brasileiras, tais como: terceirização da mão de obra, altos investimentos em aparatos tecnológicos de vigilância, profusão de discussões sobre autonomia universitária frente à presença de policiais e falta de transparência na divulgação de dados. No país foram pesquisados sites de 18 universidades públicas: 13 federais e 5 estaduais.

A equipe de pesquisadoras contou com as alunas Clara Moraes Americano Grillo (bolsista do NAP-NEV, de setembro de 2015 a março 2016), Clarissa Aidar Oliveira (bolsista de Iniciação Científica do CNPq, de agosto de 2015 a julho de 2016), Gabriela Whitaker Visani (bolsista de Cientificado NAP_NEV, de setembro de 2015 a março 2016), Mariana Celano de Souza Amaral (que faz uma Iniciação Científica sem bolsa, de outubro de 2015 a setembro 2016) e Ana Caroline Bonfim Pereira (colaboradora entre os meses de setembro e novembro de 2015).

Pastore foi Superintendente de Segurança da USP de abril de 2014 a janeiro de 2015, período em que presidiu o Grupo de Trabalho Segurança (GT Segurança), criado em maio de 2014. Como tal, a professora preparou um relatório final (ver abaixo), documento que sintetiza suas conclusões após a passagem pelo cargo.

Em agosto de 2016, por ocasião da 30ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), realizada em João Pessoa/PB, a professora também apresentou um paper sobre o tema no GT. 26: Emoções, Política e Trabalho no Mundo Contemporâneo. Ele pode ser acessado pelo link

Saiba mais sobre a pesquisa:

Acompanhe aqui os resultados parciais
– Leia o projeto de pesquisa
– Artigo anteriormente de autoria de outros(as) pesquisadores(as) do NEV: “Segurança no campus: um breve levantamento sobre as políticas de segurança na USP e em universidades estrangeiras” In Rev. bras. segur. pública | São Paulo v. 7, n. 1, 182-198 Fev/Mar 2013. http://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/article/viewFile/274/140

Mais documentos sobre a Guarda Universitária da USP:
Por uma nova política de segurança na Universidade de São Paulo: avaliação da situação atual e propostas, por Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer.