Veja os 10 primeiros webinários realizados pelo NEV

21/08/2020

Devido a pandemia de Covid-19, o Núcleo de Estudos da Violência da USP começou a organizar seminários online no início de Junho. Para saber se existem novas conversas, basta acessar a página de eventos ou verificar se existe alguma transmissão no canal do YouTube. A seguir, os dez primeiros debates virtuais.

Judiciário em Tempos de Pandemia (27/08/2020)

O seminário Judiciário em Tempos de Pandemia contou com a apresentação de Marcos César Alvarez, coordenador do NEV, Sérgio Adorno, coordenador do projeto Cepid/NEV, Gorete Marques, pesquisadora do NEV e Marcelo Semer, Juiz de Direito.

Discursos contrários aos direitos humanos e a disputa política no Brasil da Nova República (17/08/2020)

Ao longo dos últimos 40 anos diversos atores buscaram inscrição no debate público a partir da promoção de discursos contrários aos direitos humanos. Já durante o processo de redemocratização do país, na década de 1980, políticas de humanização dos presídios e outras plataformas que se organizavam a partir da defesa dos Direitos Humanos foram criticadas por jornalistas, agentes de segurança pública dentre outros. Ao longo dos anos 1990 estes discursos se converteram em forma de representação na política institucional, na medida em que muitos de seus portadores passaram a disputar cargos legislativos. O Seminário discute algumas trajetórias e argumentos centrais para o crescimento deste fenômeno, que hoje interpela diretamente a construção da democracia no Brasil.

Participantes: Roberta Novello, Gustavo Higa, Marcos César Alvarez e Pedro Benetti

Educação em Tempos de Pandemia: Impacto da Desigualdade Social (03/08/2020)

Resumo: Neste webinário o NEV/USP discutiu os impactos da pandemia no recrudescimento das desigualdades de acesso à educação. Apesar de positivada como direito fundamental pela nossa Constituição e de existirem esforços para a universalização da educação, a educação formal ainda não é distribuída de forma igualitária entre a população brasileira.

Participantes: Aline Mizutani, Rogério Barbosa, Luana Alves e Daniel Serra Azul

Aprimorando as interações entre policiais e cidadãos: os treinamentos em justiça procedimental (19/08/2020)

Resumo: O Núcleo de Estudos da Violência e o grupo de Discussão em Segurança Pública realizaram o Webinar “Aprimorando as interações entre policiais e cidadãos: os treinamentos em justiça procedimental”, para discutir se novos métodos de treinamentos são capazes de melhorar a relação da polícia com o público

Participantes: Gabriel Funari, Viviane Cubas, Osvaldo Evangelista Júnior e Ernesto Puglia Neto

O que os Paulistanos Pensam Sobre a Polícia? (27 /07/2020)

Resumo: O Núcleo de Estudos da Violência e o grupo de Discussão em Segurança Pública realizaram o Webinar em que o Dr. Frederico Castelo Branco, cientista político e pesquisador do NEV, apresentou os dados sobre como os cidadãos de São Paulo percebem as polícias (militar e civil) do estado de São Paulo.

Participantes: Frederico Castelo Branco e Renato Alves

Sistema Prisional e a Covid-19: Impactos sobre um cenário de crise permanente (21/07/2020)

Resumo: A grave situação do sistema prisional brasileiro já é bastante conhecida por boa parte da sociedade, sendo recorrentes denúncias de superlotação e condições insalubres dos cárceres. A pandemia da Covid-19 se soma a esta crise permanente e evidencia novos problemas e violações tanto para a população encarcerada e seus familiares, quanto para aos servidores do sistema penitenciário.

Participantes: Camila Nunes Dias, Sérgio Adorno, Giane Silvestre e Fábio Jabá

NEV Convida: os 30 anos do ECA (13/07/2020)

Resumo: No dia 13 de julho de 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 30 anos. Apesar de ser considerada uma das legislações mais avançadas do mundo em termos de proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes, as disputas e entraves que envolveram sua aprovação dificultam até hoje a sua implementação. Quais as rupturas que aconteceram com a publicação do ECA? Ocorreram, efetivamente, mudanças em relação ao tratamento dispensado às crianças e aos adolescentes? Novos direitos foram conquistados e efetivados? Estas, entre outras questões, foram debatidas neste Seminário.

Participantes: Bruna Gisi, Mariana Chies, Sérgio Adorno e Daniel Palotti Seco

Audiências de Custódia em Tempos de Pandemia e os Desafios para a Prevenção da tortura (29/07/2020)

A audiência de custódia, implementada em 2015 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos Tribunais de Justiça dos estados, consiste na apresentação de pessoas presas em flagrante ao juiz, em 24 horas, para que sejam avaliadas a necessidade da manutenção da prisão, sua legalidade e possíveis agressões sofridas pelo preso por parte dos policiais. Em razão do atual cenário de pandemia, essas audiências foram suspensas e as decisões sobre as prisões em flagrante tem ocorrido de forma remota. Qual o impacto que esta medida pode ter com relação à prevenção da tortura? Como os juízes conseguem identificar possíveis violências policiais sem o contato com o custodiado? O aumento de casos de violência policial pode estar relacionado à suspensão das audiências de custódia? O que poderia ser feito para a retomada das audiências de custódia? Estas foram algumas questões trazidas e discutidas por este seminário.

Participantes: Marcos César Alvarez, Paula Ballesteros, Giane Silvestre e Maria Gorete Marques de Jesus

Educação em tempos de Pandemia (26/06/2020)

Resumo: Como educadores e profissionais da educação podem identificar e atuar em casos de violência intrafamiliar durante o isolamento social? A necessidade do distanciamento fez com que as escolas fechassem e que as atividades de ensino fossem transferidas para a casa dos alunos. Pensando na relevância da escola para os diferentes direitos das crianças e adolescentes, o NEV organizou uma discussão online com agentes envolvidos na educação, para debater os desafios da pandemia e do papel da escola. O objetivo deste seminário é auxiliar os profissionais em suas atividades educativas diante às demandas impostas pela pandemia.

Participantes: Marcos César Alvarez, Cássia Almeida Melo, Maria Luiza Moura Oliveira e Débora Piccirillo

O Trabalho dos Agentes de Segurança Pública Durante a Covid-19 e Saúde Mental (05/06/2020)

Resumo: O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Grupo de Discussão em Segurança Pública realizaram o seminário “O Trabalho dos Agentes de Segurança Pública Durante a Covid-19 e Saúde Mental”. Dra. Fernanda Cruz, socióloga e pós doutoranda do NEV, discutiu a saúde e a qualidade de vida dos profissionais da segurança pública assim como os desafios do trabalho policial durante a pandemia de Covid-19.

Participantes: Marcos César Alvarez e Fernanda Novaes Cruz