Edital de seleção de alunos/as bolsistas

14/05/2020

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, em parceria com o Escritório USP-Mulheres está selecionando 4 (quatro) bolsistas de iniciação científica para integrar a equipe do projeto “Segurança Pública nos municípios: o papel das guardas municipais na prevenção da violência contra a mulher”, Edital Santander USP-Municípios.

As atividades do bolsista envolvem levantamentos das ações das guardas municipais do Estado de São Paulo na prevenção da violência contra a mulher, levantamento da prevalência de crimes que vitimam mulheres nos municípios, levantamento dos equipamentos públicos e as ações de defesa e promoção dos direitos das mulheres, elaboração de relatórios, preparação e acompanhamento de trabalho de campo, participação em seminários e workshops de treinamento e de divulgação com as guardas municipais.

Requisitos:
• Ser graduando do 2º ao 3º ano dos cursos de Ciências Sociais, Geografia, História, Psicologia, Administração Pública, Políticas Públicas e afins da USP.
• Ter interesse em temas relacionados à violência contra a mulher, políticas públicas de prevenção à violência, segurança pública e estudos de gênero.
• Ter disponibilidade de executar trabalhos remotos (pesquisa e reuniões online durante o período de isolamento social).
• Ter disponibilidade para início em Agosto de 2020.

Diferenciais:
• Ter cursado disciplinas de metodologia de pesquisa.
• Ter disponibilidade para realização de pesquisa de campo.
• Não ter reprovações no histórico escolar.

A carga horária é de 10 horas semanais – à distância durante o período de isolamento social; presenciais, no escritório USP-Mulheres, na cidade universitária (Butantã). A bolsa tem o valor de R$ 400,00 com duração de 12 meses contados a partir de agosto de 2020.

Os interessados deverão enviar currículo, histórico escolar e carta justificando interesse na pesquisa (1 página) para o e-mail nevselecao@gmail.com, colocando no campo assunto o nome da vaga ‘Bolsa IC Projeto USP-Municípios’, até 28/05/2020.