Estreia parceria entre o G1 – O Portal de Notícias da Globo, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e NEV. Veja o debate

25/09/2017

O Monitor da Violência, resultado da parceria entre o G1, O Portal de Notícias da Globo, Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e NEV estreou no dia 25 de setembro de 2017 com a primeira missão de mapear os homicídios em todo o Brasil durante uma semana. Foram contabilizadas 1195 mortes. Texto de análise do FBSP compara este número à quatro quedas de aviões Boeing em uma semana.

Clique aqui para assistir à matéria no Jornal Nacional

Clique aqui para assistir ao debate realizado no dia 26/9 com o professor Sérgio Adorno, coordenador do NEV, Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil; Débora Prado, jornalista e coordenadora de projetos especiais do Instituto Patrícia Galvão; Elisandro Lotin, da Polícia Militar de SC, presidente da Associação Nacional de Praças (Anaspra) e conselheiro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; e o editor-chefe do G1, Renato Franzini.

“Nesta primeira etapa, 230 jornalistas do G1 espalhados pelo país apuraram e escreveram as histórias dos 1.195 mortos em 546 cidades – quase 10% do total de municípios brasileiros. São todos os casos de morte de que se tem notícia registrados no período de 21 a 27 de agosto”, explicam os jornalistas. No especial, é possível, além de conhecer as histórias das vítimas, filtrar todos os dados e estatísticas a partir de uma ferramenta desenhada para este fim. Além disso, pode-se acessar textos de análise e uma página com perguntas e respostas sobre temas de violência, com abordagem científica, em co-produção com o NEV e FBSP.