FFLCH disponibiliza os cursos de inverno 2020

25/11/2020

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) disponibilizou os Cursos de Inverno em seu canal do YouTube. O Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV-CEPID) promoveu dois deles: “Ciência, Segurança e Saúde: Estudos urbanos sobre mortalidade e morbidade” e “Estudos Intraurbanos e o movimento da violência”.

Os cursos de extensão universitária buscam propiciar formação continuada aos alunos e profissionais das áreas de Letras, Filosofia, Ciências Sociais, Geografia e História, tanto para a comunidade em geral quanto para públicos específicos internos.

Ciência, Segurança e Saúde: Estudos urbanos sobre mortalidade e morbidade

No curso “Ciência, segurança e saúde: Estudos urbanos sobre mortalidade e morbidade”, Marcelo Batista Nery e Sérgio Adorno, ambos do NEV, mais Patrícia Carla dos Santos e Lígia Vizeu Barrozo falaram sobre as contribuições da geografia, estatística, geoinformação e sociologia para a compreensão da vida na metrópole contemporânea, sobretudo no contexto de pandemia e de pós-pandemia.

Estudos Intraurbanos e o movimento da violência

No curso “Estudos intraurbanos e o movimento da violência: uma análise dos registros de mortalidade e morbidade em perspectiva geoestatística e sociológica”, Marcelo Batista Nery, Marcos César Alvarez, Sérgio Adorno e Thais Rodrigues Bueno da Silva (monitora), todos pesquisadores do NEV, apresentam e debatem dados e estudos necessários para o entendimento da mortalidade violenta urbana e de suas condicionantes.

Acesse o canal da FFLCH no YouTube e acesse a playlist com todos os cursos.