Levantamento de projetos de avaliação de programas e estratégias de Prevenção da Violência

31/07/2014

A Organização Mundial de Saúde, a Liverpool John Moores University e o Centers for Desease Control and Prevention estão sistematizando informações, através de um sistema de registro on-line, sobre projetos de avalição na área de prevenção da violência.

A base de dados é de acesso público e traz informações sobre avaliação de programas e estratégias que definem como um dos objetivos explícitos a redução de novos atos de violência. Através de um sistema de busca on-line será possível, por exemplo, identificar estudos avaliativos por tipo de violência, palavras-chave ou país. Informações sobre o programa, desenho de pesquisa, número de participantes e indicador de resultado utilizado na avaliação também serão disponibilizadas. A base de dados pretende incluir todos os estudos e pesquisas avaliativas desenvolvidos mundialmente, constituindo-se em uma ferramenta de grande utilidade para pesquisadores e desenvolvedores de políticas, dando maior visibilidade às avaliações de resultado na área da prevenção da violência. Se você está diretamente envolvido ou tem conhecimento sobre uma avaliação de resultado realizada no Brasil colabore com esta iniciativa. Para isso basta preencher um formulário com os dados do projeto e, após verificação, eles serão inseridos no banco de dados e ficarão disponíveis para consulta pública. Para consultar os critérios de inclusão clique aqui. O site está em inglês e as informações a serem inseridas também devem estar em inglês.

Agradecemos a colaboração!
Maria Fernanda T. Peres
Coordenadora
Centro Colaborador da OMS sobre violência e prevenção da violência
Núcleo de Estudos da Violência – USP

Conheça mais sobre a inciativa

O site Violence Prevention (www.preventviolence.info) é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Liverpool John Moores University, motivada pela ideia de que a violência que afeta milhões de pessoas em todo o mundo pode ser prevenida.
Neste sentido, o objetivo do site é sistematizar e facilitar o acesso a informações e outros recursos úteis para desenvolvedores de políticas públicas, profissionais e acadêmicos cujos trabalhos estejam relacionados ao combate e prevenção da violência. O site reúne as informações e as disponibiliza em três bases de dados: 1) Evidências científicas: resumos de artigos publicados em periódicos acadêmicos sobre prevenção da violência; 2) Registro de estudos de avaliação:informações sobre avaliações de programas de prevenção da violência e 3) Recursos: publicações-chave e outros recursos sobre prevenção da violência.