Livro de Bruno Paes Manso vence Prêmio Jabuti em categoria de não ficção

26/11/2021

O livro “A República das Milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro” (Todavia), escrito pelo jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP foi o vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Biografia, Documentário e Reportagem.

Resultado de pesquisa aprofundada sobre o histórico de violências e disputas territoriais que resultaram nas milícias cariocas, desenvolvido por Bruno ao longo de seu período em que realizava pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), o livro alcançou altos números de distribuição e tem sido objeto de grande repercussão no noticiário nacional.

Este ano, o livro foi adaptado também para o formato de áudio, em um podcast produzido da Globoplay. O podcast pode ser ouvido gratuitamente em diversas plataformas online.

 

Histórico do NEV no Prêmio Jabuti

O Núcleo já marcou presença em edições anteriores do prêmio. O próprio Bruno já havia concorrido em 2019 com o livro “A Guerra: a ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil” (Todavia), escrito em co-autoria com a também pesquisadora do NEV, Camila Nunes Dias.

E em 2015 o livro “Tortura na Era dos Direitos Humanos” (Edusp), organizado por Nancy Cardia, então Coordenadora do NEV, e Roberta Astolfi, pesquisadora do Núcleo, ficou em terceiro lugar do Prêmio na categoria Ciências Humanas.

Este ano, na fase final do prêmio, o trabalho de Bruno Paes Manso concorria com “Caí na estrada com os Novos Baianos” (Agir Editora), de Marília Aguiar, “Mataram Marielle” (Intrínseca), de Chico Otavio e Vera Araújo, “Vala de Perus, uma biografia: como um ossário clandestino foi utilizado para esconder mais de mil vítimas da ditadura” (Alameda Casa Editorial), de Camilo Vannuchi e “Vaza Jato : os bastidores das reportagens que sacudiram o Brasil” (Mórula Editorial), de Letícia Duarte.

O anúncio do título vencedor foi feito na noite do dia 25 de novembro, na cerimônia online que celebrava a 63º edição do evento (assista aqui), pelo ator e diretor Dan Stulbach, acompanhado da pianista Ilca Leanza.

Acesse também o site oficial com os resultados finais do Prêmio Jabuti 2021.