Músicas, Filmes e outros conteúdos para uma educação em direitos humanos e autocuidado à distância

08/04/2020

A equipe do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), do Núcleo de Estudos da Violência da USP, criou um repositório de materiais e conteúdos sobre direitos humanos e autocuidado para acesso à distância por estudantes, educadores e famílias durante o período de isolamento em virtude da pandemia do Coronavírus.

Como educadores em direitos humanos, sabemos que são fundamentais o contato presencial, o olho no olho e as vivências e trocas de experiências pessoais com estudantes e colegas. Apesar dessa falta, respeitamos as recomendações para o isolamento das pessoas e famílias nesse momento. Por isso, tomamos a iniciativa de organizar uma lista de materiais e conteúdos sobre direitos humanos e autocuidado e saúde mental para acesso à distância.

Que sejam usados não somente para fins educativos, mas também como opções de lazer e autocuidado afinadas com princípios de direitos humanos. Seguem os materiais abaixo, divididos por diferentes seções, como cursos, acervos, podcasts, vídeos, conteúdos artísticos e lúdicos, além de materiais sobre autocuidado, fundamentais para buscarmos equilíbrio e tranquilidade nesse período de incertezas e grandes transformações. O material será atualizado regularmente e pode ser compartilhado livremente para fins educativos e de lazer, devendo ser citadas suas respectivas fontes.

Esperamos poder contribuir na medida do possível com a continuidade das reflexões e o contato com questões de direitos humanos e de cuidado de si, tão fundamentais nesses tempos de enfrentamento da pandemia do Covid-19. Caso tenham sugestões de outros materiais e conteúdos nos enviem seus comentários e sugestões no email podhe.nev@gmail.com ou nas nossas redes sociais, tanto o Facebook e o Instagram do PODHE, quanto o Facebook, o Instagram e o Twitter do NEV.

1. CURSOS ONLINE
2. MUSEUS E BIBLIOTECAS