NEV lança podcast “As prisões e as décadas: Carandiru 30 anos depois”

30/09/2022

“Novamente se repete, o dia 2 de outubro cai no dia das eleições. Obviamente não é qualquer eleição, a gente está falando de dois projetos políticos em disputa, um que defende a violência de Estado e um projeto que é construído em bases democráticas. A gente precisa realmente rememorar nesse dia, dizer ‘é disso que se trata’, é um projeto que defende isso e um projeto que vai na direção oposta, que denuncia isso”. A declaração é da advogada Marina Dias, Diretora Executiva do Instituto de Defesa do Direito de Defesa e presidenta da Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP, para o novo podcast do NEV chamado “As prisões e as Décadas: Carandiru 30 anos depois”.

O projeto foi lançado oficialmente nesta sexta-feira, 30 de setembro de 2022, para tratar de questões relacionadas à agenda de pesquisa sobre prisões a partir da memória do Massacre do Carandiru, que completa 30 anos neste domingo.

No primeiro episódio da série, que tem previsão de continuar até o final deste ano, a advogada e ativista Valdênia Paulino, a Professora de Direito da Fundação Getúlio Vargas Maíra Rocha Machado, o Professor Guilherme de Almeida, da Faculdade de Direito da USP e o Professor Marcos César Alvarez, Coordenador do NEV, são os entrevistados pelos pesquisadores Gustavo Higa e Gorete Marques, do NEV, e Isabela Cunha, da Faculdade de Direito da USP.

“Os dados oficiais trazem 111 mortes, mas nós acreditamos que o número é ainda maior. Estamos falando de homens jovens, que tinham filhos pequenos, estamos falando de perspectiva de vida de pelo menos 50 anos retirados das vítimas do Massacre do Carandiru”, começa Valdênia Paulino, que revive também, na conversa, sua experiência de atender as famílias de homens presos, alguns deles no Pavilhão 9, naquela tarde de eleições em São Paulo.

Memórias, releituras, reflexões e a chamada para uma agenda para manter viva a história e o significado deste Massacre. Esses são os tópicos deste primeiro episódio, no qual também são mencionadas atividades já realizadas a respeito do tema, assim como as que começam na manhã de segunda-feira, 3, articuladas pela OAB/SP e dezenas de parceiros, entre eles o NEV. Acesse a programação completa dos eventos realizados na semana de 3 a 8 de outubro.

O episódio também dá início à movimentação para a chamada de atividades para a sexta edição do Seminário “Pesquisa em Prisões”, realizado pelo NEV em parceria com a Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós Graduação (Andhep), previsto para o final de novembro, cujo fio condutor servirá também para os temas dos próximos episódios do podcast.

Ouça o primeiro episódio, disponível no Spotify e diversas outras plataformas de podcast, e siga os canais do NEV para receber os alertas dos próximos: