NEV na mídia | Fonte Segura: “Atenção às vítimas de violência sexual: Semelhanças e diferenças nos casos de Daniel Alves e André Aranha”

22/03/2023

Nas últimas semanas, os noticiários brasileiro e espanhol abordaram com frequência o caso de violência sexual cometido pelo jogador da seleção brasileira Daniel Alves em Barcelona. Alves teria estuprado uma jovem de 23 anos no banheiro privativo de um camarote no espaço de entretenimento e, quando as acusações tornaram-se públicas, seus depoimentos confrontados com as histórias e provas coletadas, sofreram alterações.

O artigo publicado no informativo “Fonte Segura”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, pelas pesquisadoras do NEV/USP Ariadne Natal e Debora Piccirillo aborda a atuação de agentes públicos, policiais e colaboradores do local do acontecimento, comparando com outro caso similar ocorrido em Florianópolis em 2018.

Para as pesquisadoras, “a comparação entre os dois episódios evidencia discrepâncias no tratamento das vítimas […]. No caso brasileiro coube à vítima à busca por justiça enquanto foi desacreditada, julgada e exposta; no caso espanhol a vítima foi acolhida, ouvida e respaldada pela ação coordenada de entes privados e públicos na busca por esclarecimento e justiça.”

Para ler o artigo completo, acesse o link: https://fontesegura.forumseguranca.org.br/atencao-as-vitimas-de-violencia-sexual-semelhancas-e-diferencas-nos-casos-daniel-alves-e-andre-aranha/