NEV realiza I Seminário Nacional como Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS)

03/11/2021

De 16 de novembro a 16 de dezembro de 2021, o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP), na qualidade de Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS / WHO) realiza seu I Seminário Nacional, com o tema transversal “O impacto do crime organizado na vida de crianças e adolescentes”.

Será um ciclo de 10 mesas ao longo das cinco semanas, distribuídas em grande maioria às segundas e quintas-feiras, sempre às 18h, com transmissão online pelo canal do NEV no Youtube (youtube.com/nevuspvideos). A mediação das mesas será feita por Marcelo Batista Nery, Coordenador de Transferência Tecnológica do NEV-CEPID* e representante do Núcleo junto à OMS, e por Bruno Paes Manso, jornalista e pesquisador do NEV, autor do livro “República das Milícias” e outras pesquisas contemporâneas sobre crime organizado. A organização do evento conta também com Maíra Teixeira (Lila), pesquisadora do NEV. No dia 8 de dezembro, uma quarta-feira, o evento conta também com a parceria da Universidade Nove de Julho (Uninove), que também realizará transmissão do evento em seu canal do Youtube.

Em cada mesa, serão tratados, por uma dupla de especialistas selecionados pela organização do evento, diferentes recortes relacionados ao impacto do crime organizado na vida de crianças e adolescentes, por assuntos específicos, como nas mesas sobre saúde mental e sobre masculinidades e raça, ou por delimitações territoriais do Brasil.

Abaixo é possível ler a lista completa das datas, temas e integrantes de cada uma das mesas. A programação mais detalhada pode ser acessada no site do NEV, na página dedicada às atividades do Núcleo como Centro Colaborador da OMS: https://nev.prp.usp.br/projetos/projetos-especiais/nev-oms/

16/11 (terça-feira), 18h | Saúde Mental mediadores: André Vilela Komatsu e Catharina Dahl

18/11, 18h | Masculinidades & Raça: Isabela Venturoza de Oliveira e Fernanda Kalianny Martins Sousa

22/11, 18h | O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no Pará: Aiala Colares de Oliveira Couto e Fátima Matos

25/11 , 18h| O impacto (…) no Rio Grande do Norte: Juliana Gonçalves Melo e Luiz Fábio Paiva

29/11, 18h | O impacto (…) na Bahia: Maria Fernanda Tourinho Peres e Mariana Thorstensen Possas

02/12, 18h | Mato Grosso do Sul: Mônica P. Leimgruber e Rodrigo Zoccal

06/12, 18h | PROVITA & Childhood Brasil: Marco Alexandre Davanzo e Eva Cristina Dengler

08/12 (quarta-feira), 20h | Rio de Janeiro & São Paulo: Bruno Paes Manso e Carolina Christoph Grillo, Mediação: Marcelo B. Nery (Transmissão pela UNINOVE, não pelo NEV)

13/12, 18h | O impacto (…) Sul do Brasil: Mariana Chies e Anderson Alexandre Ferreira

16/12, 18h | ENCERRAMENTO: O impacto do crime organizado na vida de Crianças e Adolescentes no Brasil:
Ana Paula Galdeano, Bruno Paes Manso, Tatiana Sager e Renato Dornelles

 

*As atividades do NEV são apoiadas majoritariamente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio do Programa dos CEPIDs – Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão.