NEV/USP inicia segunda fase da pesquisa com pré-adolescentes em escolas de São Paulo

28/07/2017

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), na linha de projetos especiais de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), está realizando a segunda onda da pesquisa O processo de socialização legal: um estudo de coorte entre pré-adolescentes do município de São Paulo, com o objetivo de investigar como pré-adolescentes formam suas concepções sobre a legitimidade das autoridades, leis e instituições.

Coleta de dados – A coleta de dados será realizada por pesquisadores do IBOPE Inteligência, nas mesmas escolas que participaram em 2016. A pesquisa será feita com base na aplicação de um questionário que foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da EACH-USP. Serão entrevistados apenas os alunos que já participaram da pesquisa no ano anterior. Os entrevistados não terão seus nomes divulgados em nenhuma circunstância e os questionários serão aplicados de agosto a novembro de 2017, com duração aproximada de 30 minutos. À priori, os alunos serão entrevistados na escola e, caso não seja possível, serão entrevistados no domicílio. Depois da finalização da pesquisa, os resultados serão publicados em artigos e livros, bem como apresentados em eventos acadêmicos.

Para conferir os resultados da primeira onda de dados, acesse:

Divulgação da primeira fase da pesquisa sobre Socialização Legal

Herbert Rodrigues fala sobre a pesquisa de Socialização Legal em vídeo

Acaba a primeira onda da coleta sobre Socialização Legal. Veja vídeo sobre o processo

Para tirar dúvidas:

IBOPE:

(11) 3335-8674 (a ligação pode ser feita a cobrar)

NEV:

(11) 3091-4951, de segunda a sexta-feira, 9h às 18h.
Coordenador da pesquisa: Herbert Rodrigues

Comitê de Ética em pesquisa da EACH-USP:
(11) 3091-1046.  cep-each@usp.br