Newsletter | 20-04-2018

19/04/2018

Quer receber as principais notícias sobre segurança pública com os comentários dos especialistas do NEV em seu e-mail? Assine aqui.


Quem matou Marielle?

A morte de Marielle Franco e Anderson Gomes está a mais de um mês sem solução. O pesquisador do NEV, Bruno Paes Manso, falou sobre o caso para a Rádio USP e como a intervenção federal que acontece no Rio de Janeiro altera o contexto e dá ainda mais relevância.

Monitor da Violência

O Monitor da Violência disponibilizou os dados com as mortes violentas no mês de fevereiro. Foram mais de 3 mil casos em todo o país e seis estados ainda não divulgaram seus números. O projeto é uma parceria do G1, do NEV e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e está concorrendo ao maior prêmio de jornalismo de dados do mundo, o Data Journalism Awards, nas categorias Investigação do Ano e Escolha do Público.

Qual o lugar da polícia civil?

O governador de São Paulo, Márcio França (PSB), estudava fazer a polícia civil sair da Secretaria de Segurança e ser levada para a pasta da Justiça. André Zanetic, pesquisador do NEV, diz que a proposta é o contrário do que é necessário: integrar mais as polícias. Outros especialistas, como o Renato Sérgio de Lima do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Ivan Marques do Instituto Sou da Paz concordam com Zanetic. O governo desistiu da alteração.

Assine nossa Newsletter!