Nota de pesar – Falecimento do estudante Ricardo Lima no campus Butantã/SP em 25 de maio

27/05/2021

Na última terça-feira, 25 de maio de 2021, faleceu Ricardo Lima da Silva, estudante de Geografia da Faculdade de Filosofia, Legras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) e morador do Conjunto Residencial da USP (CRUSP). Ricardo era um jovem negro, cursava a última disciplina do curso neste semestre. Chegou à FFLCH depois de ter passado pelo curso de economia, na UFRJ.

Esta triste notícia desperta novamente preocupação em relação às difíceis condições da moradia estudantil da USP, bem como às estruturas de apoio aos estudantes durante a atual pandemia.

É dever de toda a comunidade universitária examinar e buscar aprimorar as condições de moradia e de permanência de estudantes no CRUSP, que há anos vêm sendo objeto de reclamações de moradores e de órgãos da comunidade uspiana e que, sem dúvida, foram agravadas no presente momento.

O Núcleo de Estudos da Violência manifesta seu pesar e solidariedade aos familiares, amigas e amigos de Ricardo. Às 15h30 do dia de hoje, quinta-feira, haverá um cortejo em sua memória, na Praça do Relógio, respeitando as orientações de distanciamento social.

O acolhimento em um momento tão doloroso é fundamental. Reforçamos a existência do serviço nacional do CVV, onde é possível entrar em contato com um voluntário do CVV ligando para 188, 24 horas todos os dias de forma gratuita. Como em qualquer outra forma de contato com o CVV, você é atendido por um voluntário, com respeito, anonimato, que guardará estrito sigilo sobre tudo que for dito e de forma gratuita. Os voluntários são treinados para conversar com todas as pessoas que procuram ajuda e apoio emocional.