Notícias da semana

28/06/2018

Curso: Ensaios sobre Segurança Cidadã

 

Na lembrança dos 10 anos de morte de Paulo de Mesquita Neto (1961-2008), PhD em Ciência Política pela Universidade de Columbia (Nova York), o Núcleo de Estudos da Violência da USP, em parceria com Oficina Municipal, oferece curso sobre Segurança Cidadã. A primeira aula será dada pelo Paulo Sérgio Pinheiro, pesquisador do NEV, que falará sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos. Confirme presença

Todas as aulas terão uma bolsa gratuita. Para concorrer, mande um e-mail para ttecno.nev@gmail.com com o assunto “curso segurança cidadã”; em até 3000 caracteres diga o que entende por Segurança Cidadã e indique as 3 aulas de sua preferência. As melhores respostas ganharão as bolsas.

Todas as informações do curso no site da Oficina Municipal.

 

O que é a Lei Menino Bernardo?

 

Paulo Sérgio Pinheiro também coordenou o Estudo Mundial sobre Violência contra Crianças da ONU, que serviu de base para a criação da Lei Menino Bernardo, estabelecendo o  o direito da criança e do adolescente à educação e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante. A análise de Marcia de Oliveira fala sobre a lei.

 

Mapa da Violência

 

O programa Ordem do Dia faz um retrato sobre a violência no Brasil. O pesquisador do NEV, Marcelo Nery, fala sobre o uso da tecnologia como forma de prevenção da violência e que inovações não funcionam da mesma forma em todos os locais.

 

Abril com mais de 4 mil assassinatos

 

O Monitor da Violência mantém o projeto de mapear os homicídios mensalmente. No mês de abril, foram 4216, sendo que três estados ainda não divulgaram seus dados. Confira o mapa e compare.

Quer receber no seu e-mail as notícias da semana? Assine a newsletter