Panfleto sobre Saúde, Redes de Apoio e Brincadeiras para se fazer em casa

11/06/2020

Durante a pandemia, material com informações sobre saúde, redes de apoio em casos de violência doméstica e brincadeiras para fazer em casa pode ser compartilhado digitalmente ou impresso e distribuído em qualquer região

O Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE) desenvolve oficinas sobre a temática com crianças e jovens de três escolas de São Paulo: EMEF Bernardo O’Higgins, situada no Jabaquara, EE Amélia Kerr Nogueira, no Jardim Ângela e EE Ubaldo Costa Leite, na Brasilândia. Durante o período da pandemia da Covid-19, porém, não tem mais atuado nas escolas. Por conta disso, a equipe elaborou um material online sobre Direitos Humanos e Autocuidado, com músicas, poesias, jogos, cursos e vídeos.

A equipe do PODHE produziu o folheto “Cuidado em tempos de pandemia”, como auxílio no enfrentamento da pandemia de Covid-19. É uma produção que surgiu da iniciativa de uma das pesquisadoras do projeto, Mayara Amaral, que desenvolveu campanha de arrecadação de recursos para produção de máscaras e distribuição na região da Brasilândia e conseguiu apoio da Fundação Itaú e Benfeitoria/ Enfrente. O folheto está sendo distribuído junto com as máscaras, tendo como objetivo contribuir para a disseminação de conteúdos essenciais sobre direitos humanos e autocuidado frente à pandemia nas regiões periféricas do município de São Paulo, locais onde nem sempre é fácil o acesso a mídias digitais.

O panfleto reúne informações sobre saúde, violência doméstica, violência contra criança e adolescente, redes de apoio nesses casos e também dicas de atividades para serem feitas com crianças e adolescentes dentro de casa. Este material foi desenvolvido a partir de materiais do portal Alma Preta, Coletivo Espelho, Espelho Meu, UNICEF e da OMS.

Este folheto pode ser reproduzido em formato digital e impresso e compartilhado livremente, desde que citada a fonte. Como recurso educacional aberto, caso tenha interesse em compartilhar ou imprimir este panfleto e distribuir em sua região, você pode atualizá-lo com os serviços do seu bairro (como CAPS e Conselho Tutelar) e baixar aqui.

Acesse o panfleto original aqui.

Siga o PODHE no Instagram e no Facebook