Para ver e rever: Ciclo de Seminários sobre Identificação NEV e Ineac – setembro/2021

15/10/2021

Durante o mês de setembro foi realizado o ciclo de seminários intitulado “Identificação, direitos e controle: (in)visibilidades, vigilância e tecnologias de governo”, organizado a partir de parceria estabelecida entre o NEV/USP e o INCT-InEAC/UFF. As sessões tiveram por objetivo discutir os desafios das práticas contemporâneas de identificação, problematizando suas implicações éticas, sociais e políticas desde uma perspectiva interdisciplinar e aprofundada. Os seminários contaram com a exposição de pesquisadores/as, membros/as dos poderes Executivo e Judiciário e integrantes de movimentos sociais que compartilharam reflexões e experiências relativas à temática.

 

No encontro de abertura, além das apresentações do Prof. Dr. Marcos César Alvarez (USP) e do Prof. Dr. Roberto Kant de Lima (UFF), tivemos a conferência de Keith Breckenridge (University of the Witwatersrand), discutindo sua pesquisa sobre técnicas de identificação na África do Sul, sob a ótica da história e das ciências sociais. Nos três encontros semanais subsequentes, as práticas de identificação no Brasil foram discutidas a partir de três temas principais: 1) identificação de pessoas presas; 2) identificação de mortos e desaparecidos e 3) identificação civil.

 

Dentre uma série de aspectos relacionados às políticas e técnicas de identificação no Brasil, as reflexões apresentadas sinalizaram para a necessidade de uma maior complexificação dos estudos sobre o tema e alguns deslocamentos analíticos em relação às perspectivas elaboradas no chamado Norte Global. Em linhas gerais, as exposições e discussões evidenciaram um contraste, característico do contexto brasileiro, entre a precariedade dos sistemas de identificação direcionados à garantia e promoção de direitos sociais e civis e os investimentos políticos e econômicos em mecanismos tecnológicos de identificação criminal e penal.

 

Todos os vídeos do Ciclo de Seminários estão disponíveis no canal do NEV no Youtube: