Saúde Mental é tema de podcast do NEV

06/12/2019

Quais são as principais dúvidas e experiências que os jovens tem com a depressão? O Projeto Observatório de Direitos Humanos nas Escolas, programa de educação do Núcleo de Estudos da Violência traz essa resposta na nova remessa de episódios do seu podcast, que pode ser ouvido no Spotify e no Soundcloud.

Através de uma enquete, os estudantes do primeiro ano da E.E. Amélia Kerr Nogueira escolheram falar sobre saúde mental e entrevistaram o professor de história Rodrigo Vidal e a psicóloga Maitê Amaral. Falaram como os jovens estão entre as principais pessoas que sofrem com a depressão e que professores também precisam cuidar da saúde mental, compartilharam experiências, falaram sobre suicídio e perguntaram como ajudar alguém que passa por problemas.

“A gente pode conseguir evitar o desenvolvimento delas [depressão] a partir dos fatores ambientais, a partir das questões sociais e individuais de cada um: com bons relacionamentos, rede de apoio, praticando exercício físico, tendo uma boa alimentação, boas práticas tanto no dia-a-dia, tanto quanto oportunidade pra essas pessoas não tenham tanta desigualdade e que tenham oportunidades da vida que façam com que elas não se sintam ansiosas e nem deprimidas” respondeu a psicóloga.

Outros Temas

Não foi apenas de saúde mental que os educandos do PODHE falaram no podcast. Saídas Pedagógicas, Verba Escolar e Participação estudantil foram escolhas nas enquetes, que tem objetivo exercer o monitoramento do bairro e da escola por meio de uma atitude cidadã.

O Podcast já havia estreado com os temas “Drogas – Narguilé e Lança Perfume” e “Mudanças na Escola”, ambos feitos pelos estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Ubaldo Costa Leite.

Escute todos os episódios no Spotify ou no SoundCloud.