Seminário Masculinidades Online e Violência de Gênero acontece em 26 de novembro

21/11/2024

Verónica Ferreira, pós-doutoranda do programa NEV-CEPID, organiza na terça-feira, 26 de novembro, às 10h, um seminário online que trata do tema de sua pesquisa, destinada a aprofundar percepções sobre masculinidade em ambientes de internet.

A atividade acontece de forma online, com transmissão por meio do canal do NEV/USP no Youtube (@nevuspvideos). Os participantes convidados são Vinicius Machado Miguel (UFF), Tatiana Moura (CES-UC) e Iara Beleli (Pagu-UNICAMP), que farão as exposições de trabalhos de sua autoria, relacionados ao tema.

Iara Beleli tratará do tema “Articulações entre violência, cancelamento, masculinidades e emoções”. Tatiana Moura apresentará seu trabalho “Violência Online e Masculinidades Contemporâneas: Construindo Novas Narrativas?”. Vinícius M. Miguel tratará do artigo “O Discurso Perigoso na Cultura de Aconselhamento Masculinista: O embrião da machoesfera brasileira no início do século XXI”.

Saiba mais sobre os convidados e seus trabalhos:

Autora: Iara Beleli

Iara Beleli: Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu (UNICAMP), professora da Pós-graduação em Multimeios, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Suas pesquisas estão voltadas para a ascensão da extrema-direita, especialmente discursos de ódio e anti-feminismo.

Título: “Articulações entre violência, cancelamento, masculinidades e emoções”

Resumo: Diferente de uma concepção percebida como universal que alerta para potenciais perigos e induz a ações de cautela, minha reflexão sobre as articulações entre cancelamento, violência, emoções e gênero está centrada nas implicações sociais e políticas. Enfrentar o medo, pessoal e/ou coletivo, requer uma análise crítica das forças que moldam nossas percepções. De modo intencional ou irrefletido, como soe acontecer nas redes sociais, discursos estrategicamente produzidos formulam e reproduzem crenças morais e políticas que remetem à fragilidade das mulheres e à força dos homens, reificando normas que estimulam um tipo de masculinidade e de feminilidade a ser seguido. A compreensão dessa dinâmica é fundamental para enfrentar os desafios da comunicação em redes digitais.

 

Título: “Violência Online e Masculinidades Contemporâneas: Construindo Novas Narrativas?”

Autora: Tatiana Moura

Feminista, mãe e Investigadora Principal do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), integra a linha temática A Europa e o Sul Global: patrimónios e diálogos e co-coordeno o Observatório Masculinidades.pt e diversos projetos nacionais e internacionais sobre masculinidades e prevenção de violência de género, com um impacto relevante na produção de contribuições para programas e políticas públicas de igualdade de género e masculinidades em Portugal e no contexto europeu.

Resumo: Esta apresentaçao explora as interseções entre a violência online e as masculinidades contemporâneas, analisando como os padrões tradicionais de masculinidade influenciam comportamentos agressivos no ambiente digital. Através de uma análise crítica, procura-se compreender de que forma a internet se tornou um espaço de reprodução e intensificação de práticas de assédio, discursos de ódio e violência de género, frequentemente associados a expectativas hegemónicas de masculinidade. Além disso, discute-se a necessidade urgente de construir novas narrativas que promovam formas de masculinidade baseadas no respeito, na empatia e na igualdade. Propõe-se, assim, a desconstrução de normas rígidas de género e o envolvimento dos homens num processo de transformação cultural que favoreça interações online mais saudáveis e inclusivas.

 

Autor: Vinícius M. Miguel

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM-UFF). É Pesquisador do Laboratório de Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB/UFF), do NEPSEM – Núcleo de Estudos em Poder, SubjetividadeeMídia (NEPSEM/UFF) e Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade (NEMES/UFRJ). Tem experiência em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia das emoções, economia política dos afetos e a relação entre cultura terapêutica e discurso de ódio.

Título: “Violência Online e Masculinidades Contemporâneas: Construindo Novas Narrativas?”

Resumo: O presente trabalho analisa o Discurso Perigoso no desenvolvimento da literatura de aconselhamento da machosfera no início do século XXI. Os arquivos autopreservados desses grupos serão examinados, em especial dois dos autores que constituem um “cânone”: Silvio Koerich (posteriormente preso devido à sua obra) e Nessahan Alita.  Durante a pesquisa podemos analisar uma série de formações enunciativas de masculinidade e feminilidade que buscam construir a figura de um “Igual” vitimizado e um “Outro” perigoso, infantil, insaciável, que está constantemente tomando recursos e que impedirá a formação de uma família estável no futuro. Isso dá origem a uma série de conselhos que incitam atitudes violentas contra as mulheres que incluem: horrorizar, perseguir, adestrar e comandar. Chega-se à conclusão de que são necessárias ferramentas dos estudos de autoajuda para analisar esses enunciados, levando em conta as disputas por recursos (materiais e simbólicos) que impactarão na nas trajetórias dos interlocutores.