Monitor da Violência

O Monitor da Violência, uma parceria entre o G1, o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, começou em setembro de 2017 com o objetivo discutir a questão da violência no país e apontar caminhos para combatê-la juntando linguagem jornalística e acadêmica.

O G1 possui uma das mais amplas redes de profissionais de jornalismo cobrindo notícias nas 27 unidades da federação, com redações em mais de 50 cidades. Cobre histórias de norte a sul do Brasil, que na maioria das vezes acabam não aparecendo na home do grupo. No caso específico da violência, chegam a apurar anualmente 4 mil histórias de homicídios por ano. Para aproveitar esse esforço, o NEV-USP, que vem pesquisando sobre os homicídios no Brasil, procurou a redação do G1 para apresentar um projeto que buscasse aproveitar essa produção industrial de histórias em um mesmo projeto.

O Monitor da Violência tem como objetivo principal chamar a atenção para o problema do crescimento dos homicídios no Brasil, com atenção especial para os Estados do Norte e Nordeste, onde as taxas cresceram de forma mais acelerada. A concentração de redações dos grandes veículos de comunicação no eixo Rio-São Paulo acaba fazendo com que o assunto não tivesse a visibilidade merecida. Com a exposição do quadro nesses estados, a ideia era constranger politicamente as autoridades estaduais a discutirem o tema e as soluções.

O primeiro projeto estreou em setembro de 2017. Todos os trabalhos desenvolvidos pela parceria seguem um rito:

• a pauta é discutida em conjunto entre todos os parceiros
• para balizá-la, é utilizada a metodologia acadêmico-científica do NEV e do FBSP – o critério para a definição da taxa de homicídio é o mesmo usadas pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que considera mortes intencionais violentas a partir da soma de homicídios dolosos, latrocínios, mortes decorrentes de intervenção policial e lesão corporal seguida de morte.
• o levantamento dos dados é feito por jornalistas do G1, que também fazem a investigação in loco
• pesquisadores do NEV e do FBSP revisam e analisam os dados (demandando, por vezes, ajustes e nova apuração)
• textos e infográficos são produzidos pelo G1 e tanto o NEV como o FBSP produzem artigos analíticos sobre o tema

Veja Mais

Página do Monitor da Violência

Página que concentra todos os especiais do Monitor da Violência, os dados e as análises feitas pelo NEV e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

As mortes violentas mês a mês no país

Através de dados da Lei de Acesso a Informação, o G1 monitora todos os dados de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.