Crianças e Adolescentes, Legitimidade
Teoria da crença no mundo justo e socialização legal
Palavras-chave:
Socialização legal, Crença no mundo justo, Legitimidade, Autoridade, Crianças e adolescentes
Resumo
No presente artigo, apresentamos um panorama acerca da teoria da crença no mundo justo e da socialização legal, objetivando expor uma visão geral das perspectivas de estudos e suas aproximações para compreender como crianças e adolescentes legitimam as autoridades e dão sentido ao cumprimento das regras a partir da crença na justiça. O artigo apresenta uma análise da literatura dividida em três eixos: exposição da socialização legal como campo de pesquisa que investiga a internalização de normas e regras sociais, a formação de confi ança nas autoridades e o desenvolvimento de atitudes e comportamentos em relação às leis; apresentação da teoria da crença no mundo justo, cujo intuito consiste em identificar os mecanismos pelos quais os indivíduos elaboram as noções de justiça; e discussão sobre como as percepções da justiça podem influenciar as relações das crianças com as autoridades e mobilizar diferentes atitudes diante de normas e leis. Com base nas evidências apresentadas, concluímos que uma elevada crença no mundo justo aumenta o nível de cooperação com as autoridades, uma vez que os indivíduos são motivados pelas expectativas de tratamentos justos e de esforços recompensados.
Link original de publicação: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/43012
Ficha Técnica |
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Teoria da crença no mundo justo e socialização legal |
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Authors: |
Aline Morais Mizutani Gomes, Herbert Rodrigues Kendra J. Thomas, |
Ano: | 2022 |
Referência: | Civitas: revista de Ciências Sociais |
Tema(s): | Crianças e Adolescentes, Legitimidade |
Tipo: | Artigo em Jornal ou Revista |
Language: | Português |
Formato: | |
Páginas: | 10 |
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Como citar essa publicação
Thomas, K. J., Gomes, A. M. M., & Rodrigues, H. (2023). Teoria da crença no mundo justo e socialização legal: Perspectivas em estudos sobre crianças e adolescentes. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e43012. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.43012