Crianças e Adolescentes, Legitimidade
Violência na escola e no bairro
Resumo
Esse artigo investiga as influências de vitimizações dentro e fora da escola para a legitimidade dos professores e para o comportamento de quebra de regras dos adolescentes. Em diálogo com a literatura sobre socialização legal, o estudo utiliza dados de um survey realizado com adolescentes da cidade de São Paulo. Observou-se que estudantes autodeclarados pretos, meninos e estudantes de escola pública são mais sujeitos à vitimização no bairro e na escola. Adolescentes vítimas de violência na escola são menos dispostos a legitimar os professores. Observou-se também que os estudantes mais vitimados têm maiores chances de se engajar em comportamentos de quebra de regras. Conclui-se que a criação de um ambiente escolar livre de violências pode reduzir o impacto da violência no bairro sobre as relações com os professores e os comportamentos de quebra de regras dos adolescentes.
Ficha Técnica |
|
---|---|
Violência na escola e no bairro |
|
Authors: |
Aline Morais Mizutani Gomes, Debora Piccirillo, Renan Theodoro de Oliveira |
Ano: | 2019 |
Tema(s): | Crianças e Adolescentes, Legitimidade |
Tipo: | Artigo |
Language: | Português |
Formato: | |
Páginas: | 14 |
Acessar arquivo |
Como citar essa publicação
GOMES, Aline Morais Mizutani; PICCIRILLO, Debora; OLIVEIRA, Renan Theodoro. Violência na escola e no bairro. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 13, n. 2, p. 158-171, 2019.