Crianças e Adolescentes, Legitimidade

Violência na escola e no bairro

Resumo

Esse artigo investiga as influências de vitimizações dentro e fora da escola para a legitimidade dos professores e para o comportamento de quebra de regras dos adolescentes. Em diálogo com a literatura sobre socialização legal, o estudo utiliza dados de um survey realizado com adolescentes da cidade de São Paulo. Observou-se que estudantes autodeclarados pretos, meninos e estudantes de escola pública são mais sujeitos à vitimização no bairro e na escola. Adolescentes vítimas de violência na escola são menos dispostos a legitimar os professores. Observou-se também que os estudantes mais vitimados têm maiores chances de se engajar em comportamentos de quebra de regras. Conclui-se que a criação de um ambiente escolar livre de violências pode reduzir o impacto da violência no bairro sobre as relações com os professores e os comportamentos de quebra de regras dos adolescentes.

Palavras-chaveVitimização na escola, Exposição à violência, Legitimidade do professor, Comportamentos de quebra de regras

Violência na escola e no bairro
Authors: Aline Morais Mizutani Gomes, Debora Piccirillo, Renan Theodoro de Oliveira
Ano: 2019
Tema(s): Crianças e Adolescentes, Legitimidade
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: PDF
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

GOMES, Aline Morais Mizutani; PICCIRILLO, Debora; OLIVEIRA, Renan Theodoro. Violência na escola e no bairro. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 13, n. 2, p. 158-171, 2019.