Crianças e Adolescentes, Violência Urbana, Vitimização

Resumo:

Desde a década de 1990 a América Latina é reconhecida como uma das áreas mais violentas do mundo. A violência, na região, é endêmica e as taxas de mortalidade por homicídio são extremamente elevadas. A vitimização de crianças não é exceção. O objetivo deste texto é sistematizar informações existentes sobre a vitimização fatal de crianças no espaço público em decorrência da violência interpessoal comunitária nos países da América Latina. Os resultados encontrados permitem afirmar que este é um problema grave na região, que envolve fatores de elevada complexidade. Embora existam diferenças importantes entre os países, um conjunto de fatores permite explicar os altos níveis de violência encontrados. A presença do crime organizado e as gangues, a violência policial, crianças em situação de rua, migração e conflitos armados emergem em um cenário de pobreza e desigualdade que, juntos, tornam as crianças particularmente vulneráveis à violência comunitária com desfecho letal.

Palavras-Chave: Violência interpessoal. Homicídios. Crianças. América latina.

Abstract

Child fatalities in the public space caused by community interpersonal violence: a diagnosis of the magnitude and the contexts of vulnerability in Latin America Latin America has been recognized as being one of the world’s most violent places since the 1990s. Violence is endemic in the region, and murder rates are extremely high. Children are frequently the victims of homicides. This text aims to systematize current information on children who are the victims of murders in the public spaces of Latin American countries due to interpersonal violence in the community.
Our results enable us to state that this is a serious problem in the region, involving highly complex factors. Despite
differences between the countries, a set of factors enables us to explain the high level of violence we identified. Organized crime, gangs, police violence, street children, migratory movements of populations, and armed conflicts, all emerge within a setting of poverty and inequality—both of which make children in the community particularly vulnerable to violence with fatal outcomes.

Keywords: Interpersonal violence. Homicides. Children. Latin America.

Ficha Técnica

Authors: Maria Fernanda Tourinho Peres, Caren Ruotti, Fernanda Lopes Regina
Ano: 2015
Tema(s): Crianças e Adolescentes, Violência Urbana, Vitimização
Tipo: Artigo
Language: Português
Formato: PDF
Acessar arquivo

Procurar publicações

Como citar essa publicação

PERES, Maria Fernanda Tourinho; RUOTTI, Caren; CARVALHO, Denise; REGINA, Fernanda Lopes. Vitimização fatal de crianças no espaço público em decorrência da violência interpessoal comunitária: um diagnóstico da magnitude e contextos de vulnerabilidade na América Latina. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 9, n. 2, 2015, pp. 12-48.