Repositório do PODHE – Auto-cuidado e Saúde Mental

A equipe do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), do Núcleo de Estudos da Violência da USP, criou um repositório de materiais e conteúdos sobre direitos humanos e autocuidado para acesso à distância por estudantes, educadores e famílias durante o período de isolamento em virtude da pandemia do Coronavírus. Veja aqui o repositório completo.

Articulação de Rede de Proteção à Saúde Mental das mulheres periféricas durante a quarentena

A equipe do A Bordar Espaço Terapêutico, espaço pensado para promoção de ações de autocuidado da população periférica, cursos, oficinas, cine debate e mobilização, lança esse formulário para levantar as principais demandas sociais e psicológicas que envolvem mulheres moradoras das periferias da cidade de São Paulo e para articular uma Rede de Proteção às mulheres durante a quarentena.

Exercícios de autoamor para fazer em casa

Dicas da equipe do Sexualidade Aflorada, um projeto que tem como objetivo construir diálogos, estudos e vivências nas temáticas de gênero e sexualidade com foco nas infâncias e juventudes. Podem ser acessadas online e gratuitamente em sua página do Instagram e na página do Facebook.

Como adolescentes podem proteger sua saúde mental durante o surto de coronavírus (Covid-19)

Se você é adolescente e está sentindo ansiedade, isolamento, decepção por causa das mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus, saiba o seguinte: você não está só. A especialista brasileira Karen Scavacini, psicóloga fundadora do Instituto Vita Alere, nos traz reflexões e sugestões sobre como atravessar este momento protegendo você mesmo(a) e ajudando a proteger os outros.

OMS divulga guia com cuidados para saúde mental durante pandemia

A Organização Mundial da Saúde publicou um guia com cuidados para a saúde mental durante esse período de emergência sanitária. Isso porque a doença está gerando ansiedade e medo pelo risco de contaminação, isolamento, desemprego e muita incerteza sobre o futuro.

Suporte psicológico por Skype

O NAPP – Núcleo de Atenção Psicopedagógica da Bahiana, está atendendo remotamente, por videochamada ou Skype. Caso você precise de suporte ou orientação, envie um e-mail para napp@bahiana.edu.br e sua demanda será devidamente atendida e encaminhada para os profissionais do núcleo.

Saúde Mental e Quarentena na Quebrada
A psicóloga Lidia Sena, do A Bordar Espaço Terapêutico, traz algumas reflexões e dicas sobre saúde mental na quarentena. A conversa foi proposta pelo Coletivo Perifeminas F.C.

EDUCADORES NO COVID-19

A pesquisa é relacionada ao bem estar e saúde mental dos profissionais da educação, professores e professoras. Semanalmente oferece conteúdos de diálogo e reflexão buscando refletir sobre o papel da educação no contexto da pandemia do COIVID-19.

Caso tenham sugestões de outros materiais e conteúdos nos enviem seus comentários e sugestões no email podhe.nev@gmail.com ou nas nossas redes sociais, tanto o Facebook e o Instagram do PODHE, quando o Facebook, o Instagram e o Twitter do NEV.