Repositório do PODHE – Educação e Proteção de Direitos no Contexto da Pandemia do COVID-19

09/04/2020

A equipe do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), do Núcleo de Estudos da Violência da USP, criou um repositório de materiais e conteúdos sobre direitos humanos e autocuidado para acesso à distância por estudantes, educadores e famílias durante o período de isolamento em virtude da pandemia do Coronavírus. Veja aqui o repositório completo.

Edital Equidade Racial na Educação Básica

O CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) lançou o Edital Equidade Racial na Educação Básica: Pesquisas aplicadas e Artigos científicos, eles disponibilizam verba para pesquisa.

COVID-19: Quais medidas devem ser tomadas pela proteção e educação das crianças e adolescentes?

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e a plataforma Cada Criança lançam dois guias sobre educação e proteção no contexto da pandemia de COVID-19 (coronavírus). O objetivo é oferecer um compilado de informações checadas, comprovadas e acessíveis sobre como cidadãos ligados à educação podem agir, cobrar, e trabalhar pela proteção de todos de maneira colaborativa; e também, da parte de atores do poder público, garantir os direitos de nossas crianças e adolescentes em situação de emergência.

Volume 1.

Educação e Proteção de crianças e adolescentes: comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e adolescente

O guia é destinado a comunidade escolar (professores, diretores e profissionais da educação), família (mães, pais, responsáveis, tias, tios, primas, primos, avós, irmãs e irmãos mais velhos) e assistentes sociais e demais profissionais da proteção da criança e do adolescente.

Volume 2.

Educação e Proteção de crianças e adolescentes: Tomadores de decisão do Poder Público, em todas as esferas federativas

O guia é destinado para orientar tomadores de decisão do poder público e apresentar possibilidades de financiamento, garantia de direitos, suspensão das aulas e ao Ensino a Distância.

Caso tenham sugestões de outros materiais e conteúdos nos enviem seus comentários e sugestões no email podhe.nev@gmail.com ou nas nossas redes sociais, tanto o Facebook e o Instagram do PODHE, quanto o Facebook, o Instagram e o Twitter do NEV.