Repositório do PODHE – Filmes e Vídeos

A equipe do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), do Núcleo de Estudos da Violência da USP, criou um repositório de materiais e conteúdos sobre direitos humanos e autocuidado para acesso à distância por estudantes, educadores e famílias durante o período de isolamento em virtude da pandemia do Coronavírus. Veja aqui o repositório completo

Animações

Mostra de Animação para Crianças (e para Todos)

Durante um mês, estarão disponíveis dez curtas-metragens brasileiros de animação produzidos na última década e em diferentes estados do país. Uma seleção de obras lúdicas, que exploram a fértil imaginação infantil. Assista aos filmes, todos disponibilizados online e com classificação indicativa livre.
Animação nigeriana conscientiza crianças sobre Covid-19
No vídeo de 90 segundos, um garoto está decidido a ir jogar bola fora de casa até ser surpreendido pela irmã que o lembra de como a exposição irresponsável pode afetar a sua vida e a vida das pessoas que ele ama. Além da mensagem, o filme orienta como lavar as mãos e manter a higiene para evitar a propagação do coronavírus. A animação foi dirigida por Niyi Akinmolayan, com produção do estúdio Anthill. Confira aqui.
O que são Direitos Humanos? | ONU Mulheres Brasil

Você já pensou sobre o que todas as pessoas têm em comum? Somos todos seres humanos. Apesar de diferentes, somos todos livres e iguais. E, por isso, precisamos ser respeitados e protegidos. Os Direitos Humanos estão todos escritos e registrados na Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU. Eles são universais, indivisíveis e interdependentes. É preciso que todas as pessoas do mundo conheçam seus direitos, pois garantir que os direitos humanos sejam efetivos e respeitados é responsabilidade de todos e todas nós.

Série da Faculdade Getúlio Vargas (FGV) sobre Direitos Humanos

Série de pequenos episódios produzidos pela FGV DIREITO SP para explicar os direitos humanos de forma simples e didática. Neste primeiro episódio, vemos a situação de Rubão e de Aline, ao buscarem atendimento médico. Discute-se o que são direitos humanos. Por que eles se chamam direitos humanos? Que valores fundamentais eles promovem? Quem deve respeitá-los? Quem deve protegê-los?

Hair Love

Venceu o Oscar na categoria Melhor Curta-metragem de Animação. O curta de Matthew Cherry celebra a beleza de diferentes tipos de cabelo e conta a história de Zuri, uma jovem afro-americana, que recebe a ajuda de Stephen, seu pai, após enfrentar dificuldades para arrumar seu cabelo. (em inglês).

Raízes do Brasil

Vídeos sobre a história e curiosidades dos vários povos responsáveis pela formação da identidade cultural do Brasil.O PODHE gostaria de recomendar principalmente os episódios sobre os indígenas e sobre os africanos

Documentários

Das raízes às pontas

Luiza tem 12 anos e fala com orgulho de seu cabelo crespo e sua ancestralidade. A história de Luiza é uma exceção. O cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e ato político. Os entrevistados, dos mais diversos perfis falam sobre o papel do cabelo crespo como elemento do tornar-se negro e como ato político contra imposições estéticas. Questionar os padrões de beleza, que são impostos cada vez mais cedo, além de tratar a afirmação do cabelo crespo como um dos elementos fundamentais da identidade negra são a principal temática do filme, que também avalia a aplicação da Lei 10.639/03 que regulamenta o ensino da História Afro-Brasileira e Africana nas escolas brasileiras. Premiado como Melhor Curta – Júri Popular no 49˚ Festival de Brasília do Cinema Brasileiro – Mostra Troféu Legislativo e Melhor Documentário I Encontro de Cineastas e Produtoras Negras. Veja aqui

Festa do Samba Rural Paulista 

Documentário curta-metragem que pretende mostrar o processo de construção da “Festa do Samba Rural Paulista”, realizada em maio de 2017, em Piracicaba, para a qual foram convidados todos os grupos que se consideram tradicionais na manifestação do Samba de Bumbo, ou Samba Rural Paulista, e suas variações: Samba de Roda, Samba de Lenço e Samba Caipira – além de representantes do Jongo e do Batuque de Umbigada. Assista o documentário completo.

Morri na Maré

Documentário sobre o impacto da violência sobre as crianças da favela Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, contado a partir da visão delas. Foi realizado por dois jornalistas franceses, Marie Naudascher e Patrick Vanier. Veja o mini-doc.

Caso Rafael Braga

O caso de Rafael Braga ilustra a realidade de tantos outros jovens negros no Brasil. É isso que investiga o documentário da VICE sobre a prisão do ex-catador de latas e único condenado nas Jornadas de Junho de 2013. Confira o documentário.

O Silêncio dos Homens

Documentário de 2019 sobre masculinidades, dirigido por Ian Leite e Luiza de Castro e produzido por Monstro Filmes. Fruto de projeto que ouviu mais de 40 mil pessoas sobre questões referentes a masculinidades e suas transformações, e sobre os entraves encontrados por homens para enfrentar os imperativos e violências da vida contemporânea. O filme completo pode ser visto no YouTube e o site do Papo de Homem explica o projeto.

Crianças Invisíveis

Formado por sete curtas realizados no Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia, Burkina Faso, China e Estados Unidos, o filme ‘Crianças Invisíveis’ foi produzido buscando despertar a atenção para a realidade de crianças em situação de vulnerabilidade por todo o mundo. O episódio brasileiro foi dirigido por Kátia Lund, de Cidade de Deus. Ambientado na cidade de São Paulo, seu filme mostra a trajetória dos irmãos catadores de alumínio João e Bilu, que passam o início da vida trabalhando com uma carroça na cidade de São Paulo. Veja o filme completo.

Documentário “Guerra Sem Fim: Resistência e Luta do Povo Krenak”

“Guerra Sem Fim” narra a história, resistência e luta contra o extermínio, em especial no período da ditadura militar, do povo indígena Krenak. O filme traz depoimentos de membros da etnia Krenak e de especialistas, colhidos pelo Ministério Público Federal de Minas Gerais e pelo GT sobre Povos Indígenas e Ditadura Militar da 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, que têm proposto ações em defesa dos direitos do povo Krenak. Produzido por Unnova Produções e Ministério Público Federal, com apoio da ANDHEP e dirigido pelo Vitor Blotta, vice-coordenador do NEV, e por Fabrício Bonni (2016).

Reportagens e Entrevistas

Empoderadas

Websérie que tem por objetivo ampliar a representação e representatividade de mulheres negras, tanto diante, quanto por trás das câmera, em todas as etapas de produção. Os episódios, curtos, apresentam a história de mulheres e meninas negras que trabalham com rap, maracatu, loja de acessórios, na política, entre outras. O PODHE gostaria de recomendar principalmente o episódio com a MC Soffia, rapper que na época tinha 11 anos, e o episódio Luciane Barros, fundadora do Africa Plus Size Fashion Week Brasil

MANOS E MINAS

Manos e Minas é um programa de televisão brasileiro produzido e exibido pela TV Cultura. O programa acompanha a produção atual da música negra e urbana em suas várias vertentes (rap, funk, funk carioca, soul, reggae, samba). Também são abordadas iniciativas e realizações da cultura de rua e do hip hop em seus diversos segmentos. O programa é considerado um dos principais porta-vozes do hip-hop e rap no Brasil, e um dos pioneiros desses gêneros na televisão brasileira. O PODHE recomenda quatro reportagens: Gloire Ilonde, artista e cantor do Congo que vive em São Paulo e conta um pouco sobre sua arte e trajetória; Efêmmera, uma rede de empreededorismo e valorização do protagonismo feminino na cultura de rua; O PerifaCon, sobre uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral que cresceram nas periferias de São Paulo e trazem a cultura geek para fora do centro; e Cidinha da Silva, escritora com 15 livros na bagagem que faz importantes reflexões sobre a questão racial no Brasil, ancestralidade e cotidiano.

Entrevista com Mano Brown

Em entrevista ao Le Monde Diplomatique Brasil, o rapper e compositor dos Racionais MCs, Mano Brown, conta sobre sua carreira e as transformações sociais e culturais do Brasil nos últimos trinta anos.

Entrevista sobre o Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos: contra o Racismo e a Violência e pelo Bem Viver

Vídeo da ONU Mulheres Brasil, na qual a escritora Cidinha da Silva relata um pouco como foi o Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 Anos, que aconteceu em 2018.

Intervenção militar na comunidade da Maré

A VICE conversou com os jovens que moram no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, para saber deles qual foi o impacto da intervenção militar na comunidade e o que mudou na vida deles ao acordar com o Exército na porta de casa.

Marielle Franco

VICE Brasil em uma entrevista exclusiva com Marielle no Rio de Janeiro e também no ato Marielle, Presente! contra o genocídio negro, que aconteceu no vão livre do MASP, na Avenida Paulista, depois do assassinato da vereadora.

Caso tenham sugestões de outros materiais e conteúdos nos enviem seus comentários e sugestões no email podhe.nev@gmail.com ou nas nossas redes sociais, tanto o Facebook e o Instagram do PODHE, quanto o Facebook, o Instagram e o Twitter do NEV.