Repositório do PODHE – Jogos e Brincadeiras

09/04/2020

A equipe do Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE), do Núcleo de Estudos da Violência da USP, criou um repositório de materiais e conteúdos sobre direitos humanos e autocuidado para acesso à distância por estudantes, educadores e famílias durante o período de isolamento em virtude da pandemia do Coronavírus. Veja aqui o repositório completo.

Jogos Educativos do Memorial da Resistência

Memorial da Resistência de São Paulo disponibiliza jogos educativos para fazer em casa e materiais pedagógicos relacionados à Direitos Humanos. Confira em sua pasta no Google Drive e em suas redes sociais (Facebook ou Instagram).

Operação Antivírus X

Tá na quarentena e só escuta falar da pandemia de coronavírus? O game “Operação Antivírus X” convoca jovens de 12 a 25 anos de todo o Brasil a ajudar a sociedade a enfrentar a pandemia solucionando problemas sociais em uma gincana virtual.

Diário de Amanha – jogo sobre Direitos Humanos

Aborda de forma leve e criativa o que está expresso na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Para acessar o jogo, basta preencher um formulário rápido e fazer o download.

RECIMAM

Iniciativa criada em setembro de 2005, os jogos criam situações lúdicas para tratar de temas relacionados aos Direitos Humanos e pretendem apoiar o trabalho docente nesse campo. Atualmente a organização desenvolve projetos e atividades na área de direitos humanos, principalmente sobre Educação em Direitos Humanos, metodologias participativas e materiais educativos. Indicado para estudantes do Ensino Fundamental I e II.

Brincadeiras africanas para curtir com a criançada durante a quarentena

Confira a lista do portal de notícias Alma Preta, uma boa pedida para não desanimar com os filhos dentro de casa em época de isolamento social.

Dicas para o dia a dia em casa e ideias de brincadeiras para não depender (tanto) dos eletrônicos

Material elaborado pela “João de Barro – brincadeiras e acolhimento” para ajudar mães e pais com seus filhos em casa durante a pandemia do coronavírus.

Vamos brincar de fazer música?

Grupo “Barbatuques” lança série de vídeos interativos com dicas de música e percussão corporal para divertir as crianças em casa. Os vídeos podem ser encontrados em sua página do Instagram ou na Fanpage no Facebook.

Como fazer teatro de sombras

Uma das atividades realizadas pelo PODHE no ano de 2019 foi uma apresentação de teatro de sombras. Os estudantes do 6o. ano do Ensino Fundamental gostaram muito da proposta e quiseram experimentar também. Com papel, palitos, um varal, um lençol e uma lanterna é possível fazer um.

Cardápio de Brinquedos e Brincadeiras

No cardápio, você encontra o passo a passo para a construção de brinquedos e aprende como o adulto pode apoiar nos cuidados com o ambiente, na seleção dos materiais para brincar e na construção de brinquedos junto com a criança ou para a criança. Além de incentivar a ludicidade, o material fortalece o vínculo entre adultos e crianças. É importante mencionar que o cardápio não foi criado exclusivamente para o período da quarentena, então também contêm atividades em espaços públicos, que hoje não devem ocorrer, por conta da pandemia do coronavírus.

Caso tenham sugestões de outros materiais e conteúdos nos enviem seus comentários e sugestões no email podhe.nev@gmail.com ou nas nossas redes sociais, tanto o Facebook e o Instagram do PODHE, quando o Facebook, o Instagram e o Twitter do NEV.