Agenda NEV | Coordenador do NEV, Marcos Alvarez será palestrante de USP Talks sobre encarceramento dia 28 no Masp
20/09/2023
Prof. Dr. Marcos César Alvarez, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), será palestrante do USP Talks no dia 28 de setembro, quinta-feira, para discutir o tema “Encarceramento no Brasil: impactos para a democracia e a sociedade”. Ao seu lado, também como expositora, estará a professora Ana Gabriela Mendes […]
Prof. Dr. Marcos César Alvarez, coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), será palestrante do USP Talks no dia 28 de setembro, quinta-feira, para discutir o tema “Encarceramento no Brasil: impactos para a democracia e a sociedade”. Ao seu lado, também como expositora, estará a professora Ana Gabriela Mendes Braga, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca). A mediação dos debates do evento será feita pelo jornalista e pesquisador do NEV/USP Bruno Paes Manso.
A iniciativa, de acordo com o site do USP Talks, é uma série de palestras de até 15 min. de duração ministradas por especialistas que abordam temas atuais e de interesse da sociedade de modo simples com o propósito de aproximar a população e a academia. O evento organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade de São Paulo (PRPI-USP). A gravação desta edição, que é a 51ª do USP Talks, acontece dia 28 de setembro, 18h, no auditório do MASP, na Avenida Paulista, n° 1578. Haverá acesso para o público interessado em acompanhar presencialmente a gravação, de forma gratuita e por ordem de chegada, mediante a distribuição de ingressos uma hora antes do início do evento. O espaço tem capacidade máxima para acomodar 340 pessoas.
Descrição oficial do evento
Nas últimas décadas, o crescimento das cidades e o medo da população diante do aumento da criminalidade levaram as autoridades a apostarem em políticas de segurança e de justiça que se revelaram ineficazes e malsucedidas. As polícias militares foram enviadas aos bairros pobres, vistos como perigosos, para atuarem numa guerra diária contra os suspeitos de sempre – homens, jovens e negros. Em vez de diminuir os conflitos, essas ações estão ajudando a produzir mais mortes e encarceramento em massa, superlotando os presídios do país, que passaram a ser geridos por facções. O suposto remédio causou efeitos colaterais inesperados: o Brasil gasta muito dinheiro para piorar as pessoas no sistema penitenciário abarrotado e empurrá-las para carreiras criminais cada vez mais rentáveis. Qual o quadro do encarceramento na atualidade? Como afeta as famílias e a sociedade? Como pensar em formas alternativas para lidar com esse desafio? Essas são algumas das questões do próximo USP Talks, que terá como palestrantes o professor Marcos César Alvarez, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e da professora Ana Gabriela Mendes Braga, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Franca).