Projetos Especiais

PODHE – Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas

O Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE) é uma iniciativa de educação em direitos humanos que pretende oferecer aos adolescentes e jovens uma formação e vivência em direitos humanos, a partir da construção de um espaço colaborativo de monitoramento de direitos humanos. Veja Mais.

Rede de Observatórios de Segurança


A Rede de Observatórios de Segurança surgiu em maio de 2019 reunindo instituições e ativistas de cinco estados brasileiros com dois objetivos: acompanhar as políticas de segurança pública, com ênfase na violência policial, e criar fóruns e espaços de diálogos que resultem produtos, ações e projetos sobre diferentes aspectos da violência. A articulação foi feita pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesesc) e conta com a participação do NEV (SP), da Iniciativa Negra por uma nova Política sobre Drogas (BA), o Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (CE) e do Gabinete de Assessoria Jurídica Organizações Populares (PE). Veja mais.

Monitor da Violência

O Monitor da Violência é uma parceria entre o NEV, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o G1 que começou em setembro de 2017 com o objetivo de discutir a questão da violência no país e apontar caminhos para combate-las juntando linguagem acadêmica e ciências humanas. O projeto já falou sobre prisões, mortes por policiais, homicídios e feminicídios. Veja mais.

Jornalismo, Direito e Liberdade

O Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade foi instalado no IEA em 9 de outubro de 2019 e a coordenação é formada por integrantes do NEV. O objetivo é aprofundar a pesquisa, a compreensão e o debate acadêmico e público sobre a genealogia das práticas da imprensa, os princípios autorreguladores que a constituíram historicamente e os múltiplos padrões normativos. Veja mais.

Mirante

O Mirante é um sistema computacional desenvolvido na pareceria entre NEV e CeMEAI que analisa os milhares de setores censitários da cidade de São Paulo e os registros criminais associados a eles. Com os recursos disponíveis, o usuário pode explorar e entender a dinâmica dos crimes em locais específicos da cidade. Veja Mais.

USP Cidades Globais

 

Parceria entre o Instituto de Estudos Avançados e o NEV que proporciona a oportunidade de transferir conhecimento para sociedade civil e administradores públicos, além de fortalecer a conexão entre instituições de pesquisa e a comunidade fora do ambiente acadêmico. Veja Mais.

Espaço Urbano e Saúde

O grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do Instituto de Estudos Avançados e de pesquisadores do NEV busca produzir conhecimentos e promover uma reflexão crítica sobre a qualidade de vida e as diversas violações de direitos que ocorrem em contextos urbanos. Veja Mais.