Projetos Especiais
PODHE – Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas
O Projeto Observatório de Direitos Humanos em Escolas (PODHE) é uma iniciativa de educação em direitos humanos que pretende oferecer aos adolescentes e jovens uma formação e vivência em direitos humanos, a partir da construção de um espaço colaborativo de monitoramento de direitos humanos. Veja Mais.
Transferência de Tecnologia
O Projeto Especial de Transferência de Tecnologia é um aglutinador de projetos ligados com a coordenação de transferência de tecnologia da parceria NEV-CEPID. Saiba mais.
Centro Colaborador – Organização Mundial da Saúde
O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) é um dos Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Pesquisa e Prevenção da Violência (número de referência nº 61). Saiba mais.
Rede de Observatórios de Segurança
A Rede de Observatórios de Segurança surgiu em maio de 2019 reunindo instituições e ativistas de cinco estados brasileiros com dois objetivos: acompanhar as políticas de segurança pública, com ênfase na violência policial, e criar fóruns e espaços de diálogos que resultem produtos, ações e projetos sobre diferentes aspectos da violência. A articulação foi feita pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesesc) e conta com a participação do NEV (SP), da Iniciativa Negra por uma nova Política sobre Drogas (BA), o Laboratório de Estudos da Violência da Universidade Federal do Ceará (CE) e do Gabinete de Assessoria Jurídica Organizações Populares (PE). Veja mais.
Monitor da Violência
O Monitor da Violência é uma parceria entre o NEV, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o G1 que começou em setembro de 2017 com o objetivo de discutir a questão da violência no país e apontar caminhos para combate-las juntando linguagem acadêmica e ciências humanas. O projeto já falou sobre prisões, mortes por policiais, homicídios e feminicídios. Veja mais.
Jornalismo, Direito e Liberdade
O Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade foi instalado no IEA em 9 de outubro de 2019 e a coordenação é formada por integrantes do NEV. O objetivo é aprofundar a pesquisa, a compreensão e o debate acadêmico e público sobre a genealogia das práticas da imprensa, os princípios autorreguladores que a constituíram historicamente e os múltiplos padrões normativos. Veja mais.
Espaço Urbano e Saúde
O grupo de Estudos Espaço Urbano e Saúde do Instituto de Estudos Avançados e de pesquisadores do NEV busca produzir conhecimentos e promover uma reflexão crítica sobre a qualidade de vida e as diversas violações de direitos que ocorrem em contextos urbanos. Veja Mais.
GEPAF-USP:
Relação entre atividades físicas e vitimização por crimes
Iniciada em fevereiro de 2022, a união de pesquisadores do NEV-USP e o Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da USP tem como objetivo produzir conhecimentos sobre as relações das diferentes práticas de atividades físicas no tempo de lazer e como forma de deslocamento ou transporte com diferentes tipos de vitimização por crimes patrimoniais e contra a pessoa que ocorrem no município de São Paulo. Veja Mais.