Relatório de Direitos Humanos

Com todas as edições disponíveis no site do NEV, este relatório foi retomado em dezembro de 2020, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos, em uma iniciativa conjunta do NEV-USP com a Comissão Arns e a ANPOCS.

Originalmente, o relatório consistiu principalmente em uma sistematização de informações das organizações da sociedade civil e dos governos, relatórios, com dados sobre direitos econômicos e sociais em composição com informações a respeito de direitos civis e políticos.

Foram cinco relatórios caracterizados por uma volumosa apresentação de dados. Ao longo dos anos, tanto agências governamentais como as organizações da sociedade civil passaram disponibilizar mais e melhores dados, o que possibilitou ao NEV repensar sua função e o formato de sua publicação, que passará a ser virtual, gradual e bilíngue (português e inglês). Cada texto produzido será, assim que finalizado, publicado online. Posteriormente, os textos produzidos entre dezembro de 2020 e outubro de 2021 serão trabalhados para compor um ebook que consolidará um panorama da situação dos direitos humanos no Brasil.

No formato retomado em 2020, para 2021, os textos terão natureza mais analítica, para fomentar o debate, dando a devida dimensão aos avanços e recuos pelas quais passa a pauta dos Direitos Humanos. Os temas serão tratados de forma transversal quanto às questões de raça, gênero, classe social e geração.

Para o primeiro semestre de 2021 estão previstos textos em torno de alguns eixos temáticos: o Colapso das Instituições Democráticas e Sistemas Políticos; a Predação do Meio Ambiente; Destruição de Comunidades Tradicionais (Populações Indígenas e Quilombolas); Violência Policial; Crianças e Adolescentes; Direito ao Trabalho e a Precarização da Vida; Gênero e Direitos das Populações LBGTQR+; Racismo; o papel do Judiciário na Defesa dos Direitos Humanos; Sistema Prisional; e Direito à Saúde, entre outros.

 

Parcerias:

ANPOCS e Comissão Arns 

A Incompletude da Democracia no Brasil e o Retrocesso dos Direitos Humanos

O primeiro texto do Relatório de Direitos Humanos foi produzido por Paulo Sérgio Pinheiro, fundador do NEV-USP, e faz um balanço da situação dos direitos humanos no Brasil e quais os desafios do contexto brasileiro para a sua inclusão. Publicado em dezembro de 2020.

Português | Inglês