Vaga de Pesquisador(a) Graduado(a), candidaturas até dia 10 de maio

26/04/2023

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) recebe, até o dia 10 de maio, inscrições de graduados em ciências sociais para preenchimento de uma vaga de pesquisador(a). As atividades serão desenvolvidas no projeto “Novas Formações de Vida Coletiva nas Periferias de São Paulo: Mães Solo, Pais Ausentes, Violência e Circulação […]

O Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP) recebe, até o dia 10 de maio, inscrições de graduados em ciências sociais para preenchimento de uma vaga de pesquisador(a). As atividades serão desenvolvidas no projeto “Novas Formações de Vida Coletiva nas Periferias de São Paulo: Mães Solo, Pais Ausentes, Violência e Circulação de Moradias”, vinculado aos estudos urbanos e sobre periferias.

Requisitos:

● Graduado/a em Ciências Sociais ou Ciências Humanas, inclusive nas áreas de Comunicação, Educação, Assistência Social, Políticas Públicas, Saúde Pública e áreas afins;

● Experiência com pesquisa social;

● Interesse em temas relacionados aos estudos urbanos e sobre periferias;

● Vivência (preferencialmente experiência de vida) em territórios da periferia de São Paulo;

Desejável:

● Conhecimento prévio em técnicas de pesquisa qualitativa;

● Experiência com entrevistas e/ou pesquisa etnográfica;

Horário e remuneração:

● Carga horária 40 horas semanais;

● Valor da bolsa: R$ 3.500,00;

Documentos para inscrição:

● Currículo (e CV Lattes se possuir);

● Carta de inscrição destacando experiências e habilidades requisitadas na chamada (no máximo 1 página);

● Enviar para: nevselecao@gmail.com indicando no assunto do e-mail: “Vaga pesquisa – projeto periferias”;

● Prazo: 10/05/2023.

Período da pesquisa:

● 10 meses, iniciando em junho de 2023;

Sobre a pesquisa:

O projeto pretende mapear o universo das novas formas de viver junto nas periferias de São Paulo e, sobretudo, entender o que significa na prática ser mãe e pai, especialmente mãe solo e pai ausente. Como essas condições se relacionam a novas concepções de feminilidade e masculinidade? Quais são os novos padrões de relações de gênero e de geração que se formam? Qual o impacto da violência doméstica na mudança de organizações familiares? Se a família nuclear não é mais dominante, como mudar o entendimento do que seja família na formulação de políticas públicas? Quais são as principais políticas de educação a serem formuladas? Quais as políticas de moradia mais adequadas a essa realidade de novos modos de vida e de reprodução?

Para acessar o documento completo, clique e baixe aqui.

19/5/23: Atualização sobre processo seletivo

Próximos passos do processo seletivo – projeto Novas Formações de Vida Coletiva nas Periferias de São Paulo