NEV na mídia | Podcast JR 15 min.: Cracolândia

08/08/2023

Leonardo José Ostronoff, pesquisador associado ao Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP), participou no mês de Julho do Podcast Jornal da Record 15 min, para falar sobre os desafios nas abordagens sobre a região da Cracolândia na cidade de São Paulo.

O pesquisador destaca no programa que se trata de um cenário complexo:

“Com certeza a questão das drogas é recorrente e vem de uma opção de política de segurança que opta por uma visão de guerra e de combate ao ‘inimigo’. Uma visão militarizada que vem se mostrando não eficiente, até porque a situação tanto da Cracolândia quanto das drogas permanece. No caso específico da Cracolândia de SP, a gente sabe que vem se arrastando há anos e não tem uma solução. Então, essa política de combate militarizado e mais policial, como vimos em cenas nos últimos dias, de bombas estourando, cenas de guerra mesmo, não tem resolvido. A população fica à mercê dessa situação, assim como os usuários que também não tem sua situação resolvida, porque temos que levar isso em consideração e é um problema da cidade como um todo.”

Resumo do podcast:

“Uma operação da Polícia Civil prendeu 18 suspeitos na região conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo. Essa foi mais uma tentativa das autoridades de segurança pública para solucionar esse grave problema da capital paulista. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que na região monitorada circulam, todos os dias, em média, 950 dependentes químicos. E nos últimos anos, os vários problemas gerados pelos agrupamentos de usuários de drogas, especialmente de crack, se tornaram pauta para diversas discussões. A Cracolândia é um problema de saúde pública? Qual a solução para a maior ‘feira de drogas’ do Brasil? Os problemas da região estão longe de serem resolvidos? Celso Freitas e a repórter Cleisla Garcia conversam com o sociólogo especialista em Direitos Humanos e Criminologia, Leonardo Ostronoff.”

Para ouvir o podcast na íntegra acesse o link ou veja a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=X0D1Q445078